domingo, 30 de janeiro de 2011

Espiritismo;

Resolvi abrir um espaço aqui para aquilo que faz parte da minha vida, no que eu acredito! Antes de tudo minha fé em Deus vai além de qualquer religião, mas que em forma de conhecimento o "espiritismo" foi o que me deu as respostas necessárias para minha evolução e que tenho muito a agradecer a todos que me rodeiam nesse meio espiritual.
Cada vez mais o espiritismo tem sido visto como religião, o que pode vim a ser motivo de discussão já que é também compreendida como uma filosofia de vida! Mas nada disso importa. O que quero constar é que hoje o espiritismo tem tido muitas divulgações, como temática de novelas, filmes etc. tornando-se alvo de curiosidades e de muitas crenças errôneas, já que não podemos cobrar uma unica forma de entendimento sobre seus ensinamentos! Mas para tudo tem seu lado positivo, por muitos anos ser espírita era motivo de arder no fogo do inferno ou como já me disseram varias vezes " coisa de maluco " e com a divulgação da mídia atiçou a curiosidade da população, creio que nunca ouve tempos em que centros espíritas tiveram tantas visitas o que é realmente muito bom, podemos crer que estamos evoluindo! Porém certas pessoas esperam muito, acreditando que tudo pode ser resolvido num centro espírita, que os maiores motivos de desordem e confusões também domesticas são por pura influências espirituais.. sem saber que somos os maiores culpados por essas influências em nossas vidas estando na mesma sintonia de espíritos zombeteiros e sombrios.
Podemos perceber o que mais se ver são pessoas que se dizem espíritas sem saber a grande responsabilidade que carrega nas costas "quanto maior conhecimento, maior a responsabilidade", sem terem ao menos atitudes exemplares já que possuem melhores esclarecimentos sobre as leis divinas e suas obras. Afinal todo espírita tem  pelo menos que saber a lei do retorno.. onde há uma justiça maior, nenhuma ação deixa de ter uma reação. Onde prevalece o velho ditado " colherás aquilo que plantou ".
Ou seja não é tão fácil como parece, ser espírita não é frequentar um centro, é levar esses ensinamentos para sua vida e tentar compreende-los cada vez mais. Não basta saber o que está escrito tem que vivenciar tudo aquilo, é ter a consciência que você é humano imperfeito e tentar corrigir seus erro e não se lamentar e continuar errando.
O espiritismo é muito amplo e complexo em seus ensinamentos, você jamais saberá tudo ou mais que alguém,   muito menos será pior que os outro. Não se julga a evolução de ninguém, apenas Deus sabe o patamar evolutivo de cada um! Só resta melhorarmos nossas atitudes  , pois " Fora da caridade não há salvação" - Allan Kardec.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Era da velocidade.

Nos dias atuais sofremos com o tempo, esse parece ser o maior inimigo da humanidade de hoje! Não se tem mais tempo para nada o que também é muito contraditório, afinal o fanatismo por ocupar menos tempo com tudo e fazer o que as pessoas tenham tempo para outras coisas como: lazer, que infelizmente cada vez mais está sendo submetida apenas para o mercado produtor.. quem nunca ouviu a frase " tempo é dinheiro" isso nunca esteve tão vivo como agora.
Com isso somos forçados também a não ter paciência de esperar, queremos sempre tudo muito mais rápido do que realmente é.. queremos sempre transportes mais rápidos, internet, atendimento, etc. Já viu como todo mundo se estressa em esperar 10 há 15 minutos numa fila de banco?
E mesmo com toda essa tecnologia deixando tudo mais rápidos porque ainda assim não temos tempo? Pelo simples fato de que só queremos poupar tempo para trabalhar mais e ganhar mais dinheiro, o problema é que quando trabalhamos mais não percebemos o tempo passar por estamos ocupados com conflitos profissionais, esquecendo que é preciso parar um pouco;
Antes de toda essa tecnologia as coisas demoravam o suficiente para as pessoas da época não havia nada do que reclamar, trabalhavam apenas para suprir as necessidade do grupo (família). E então veio o Capitalismo! Sim tudo é culpa do capitalismo. A loucura e desespero pelo consumo, por ter sempre mais que o necessário, para então se manter aos padrões da sociedade e assim foi por muitos anos e continua sendo! Essa obsessão por velocidade é a procura incansável por poder aquisitivo maior da que o da grande camada popular, fazer parte dos privilegiados. " Mas será mesmo que vale a pena correr contra o tempo, fazer tudo para se sentir melhor que a maioria? E um dia perceber que o próprio sistema acabará com você, como uma bola de neve que se torna maior a cada dia? Não, não vale mas então será tarde demais e muito tempo já terá passado! "

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

É impossível ser feliz sozinho?

O grande medo da humanidade é a solidão, o que é normal já que somos seres que necessita de dialogo, convívio ou seja viver em comunidade, em bando... sempre foi assim! Então como ninguém quer ficar sozinho é quase imperdoável alguém está sozinho, já que a solidão foi transferida para o campo amoroso;
Você precisa esta com alguém para então as pessoas acharem que você é feliz de verdade, pois em geral ser solteiro é ser fracassado e as pessoas te olham com a seguinte ideia: "Ninguém o (a) quer!" E acredite ninguém vai achar que é sua opção está solteiro(a). Fomos criados assim e mesmo que a gente não perceba isso traz influências gigantescas em nossas vidas; ex: Na época das nossas bisavós, a mulher que não tinha um pretendente ficava pra titia, daí o tão dito trecho até hoje; temos também as novelas e filmes que assistimos todos os dias em todos os finais felizes a mocinha tem que casar com o amor da vida dela!
Isso está impregnado em nossa mente, tanto que é normal ver pessoas que entram num relacionamento sem nenhum sentimento só porque essa pessoa corresponde ao padrão da sociedade, porque realmente ela acredita que precisa ser feliz com alguém!
E se isso não acontece, se a pessoa não encontrou um alguém ainda? Ahhh meu Deus!! Então vem a busca incansável por alguém que seja perfeito, que preencha seus requisitos... Sem se preocupar ou refletir que quem ela procura pode está procurando também!Ou seja será que ela consegue preencher os próprios requisitos, será   que ela pode ser alguém que ela quer que seja pra ela? Como esperar algo de alguém se você mesma(o) não pode fazer?
Como diz numa frase de Divaldo Franco: "A gente passa tanto tempo atrás da pessoa ideal, que esquecemos de pensar se nós seremos uma pessoa ideal para ela quando chegar a hora."
Se você é incapaz de ser feliz sozinho, acredite não é ninguém que vai te fazer feliz. A felicidade não está no outro está dentro de você! O outro apenas te completa quando você já é.




(Sugestão: Bruno Gomes)

sábado, 8 de janeiro de 2011

Relacionamentos; (amor x paixão)

Não é novidade pra ninguém como pode ser difícil conviver com alguém, se relacionar em geral não é nada fácil ainda mais quando se tem contradições de pensamentos e opiniões, porém sem esse desafio de se relacionar seria impossível viver bem e feliz, pois temos totalmente necessidade de viver em sociedade, uma das coisas que deixa isso menos complicado e é responsável por aproximar pessoas são alguns sentimentos como amor e paixão.
É muito comum nos dias de hoje ver pessoas falarem "eu te amo" como falar "bom dia", esquecendo completamente o lindo significado dessa frase, tudo porque a sociedade de hoje vive em parâmetros de aparência, de fingimento que só se preocupa em demonstrar um sentimento muitas vezes nunca sentido. As pessoas passaram a confundir paixão com amor, que são sentimentos completamente diferentes; um pode até completar o outro mas não necessariamente um necessita do outro para existir.
Por exemplo o sentimento que chamamos de paixão nos deixa eufóricos, entusiasmados, agitados, etc... Geralmente perdemos o senso e a noção, liberamos hormônios que fazem com que nosso corpo reaja, como suar, raciocínio bagunçado fazendo muitas vezes com que a pessoa atrapalhe frases simples, tremores,etc...A paixão tem repercussão ativa em nosso corpo, sofremos também varias transformações de humor,causada por hormônios liberados pelo corpo. Quem se apaixona se torna incontrolável, muitas vezes age apenas pela emoção sendo capaz de atos inconsequentes para ter o objeto de desejo.
Já o amor é um sentimento calmo e tranquilo, o amor não acontece apenas em homens por mulheres ou vice-versa como geralmente acontece na paixão, muitas vezes de formas diferentes amamos muitas pessoas, como uma mãe que não temos paixão física mas sentimos amor. É um sentimento duradouro que age pela emoção e também pela razão. É aquilo que sentimos e que não tem explicação que seriamos capazes de pratica qualquer ato pra defender ou proteger o objeto (pessoa) amado.
Vamos viver mais nossos sentimentos, deixar as aparências de lado, de prestar conta a uma sociedade tão egoísta e altruísta. Sejamos mais que meros porta retratos pregados sem emoção!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Homens x Mulheres

Certa vez me perguntaram no forms:
       " Porqe será que as mulheres sofrem mais quando perde a pessoa que gosta do que os homens ? "
Todos chegam a essa pergunta, mas o fato é que homens e mulheres sofrem da mesma medida variando o grau de sofrimento de pessoa para pessoa, independente do sexo.. o que muda é a forma de agir de cada um! Sabemos que homens e mulheres tem ações e reações diferentes, cientistas dizem que é o instinto do sexo , hormônios, etc. Mulheres tentem entender que somos totalmente diferente dos homens, resultando também na diferente forma de reagir diante da perda e do sofrimento.


Por exemplo mulheres costumam ser muito mais sentimentais e se apegam muito rápido sendo assim quando entram num relacionamento se envolvem mais, criando fantasias e ilusões, constroem uma espécie de castelinho que qualquer coisa que venha a acontecer e que não esteja no plano "ilusão" pode vim a destruir tudo, causando dor e sofrimento. A mulher quando sofre por perder alguém que gosta demonstra mais e exagera nas emoções, pode também resultar na baixa alta-estima e perdendo também a confiança em outros homens evitando novos relacionamentos por algum período de tempo.


Já os homens quando resolvem investir numa relação geralmente estão totalmente seguro e com os pés no chão, não criam muita expectativas, e se entram de cabeça é porque tem certeza que é essa pessoa que quer ter um relacionamento, o homem se apega ao namoro com o tempo, quanto mais tempo de namoro (relacionamento) mais difícil para o homem a separação, pois eles preferem a segurança ,o costume , o que já conhece. Então quando vem o sofrimento ou a perda o homem reagi diferente da mulher não demonstra tanto sentimento ou emoção prefere esconder e tenta suprir o sofrimento com diversão, farra e até com outros relacionamentos rápidos e sem compromisso;


Essa é mais ou menos as principais diferenças entre homens e mulheres quanto ao sofrimento, claro que toda regra tem exceção, estou apenas desenvolvendo atitudes de forma geral, não estou dizendo e afirmando que isso acontece com todos, afinal cada um tem uma maneira própria de agir.