quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Ciúmes

Sentir ciúmes é normal? Para muitos não só normal como é frequente esse sentimentos em diversas formas de relacionamento. O ciúmes por assim dizer é inato a natureza humana, por sermos apegados a matéria e sentir-se proprietário das coisas esse sentimento é bem comum entre nós. Ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade."
Ele manifesta-se em todas as relações dependendo da frequência e intensidade, mas podemos distingui-lo por inocente ao possessivo, os quais podem prejudicar não só a pessoa que o sente, mas também aquele que é alvo de ciúmes possessivo.

Temos então o ciúmes inocente que é aquele que todos sentimos, um sentimento inato a nossa natureza, por mais que digamos que não somos ciumentos, todos já passaram por cenas de ciúmes ou já foi alvo de um, então temos aquele que quando amamos uma pessoa e ela representa muito para nós, da qual temos uma relação plena e harmoniosa é normal nos sentirmos ameaçados quando aparece alguém que possa pôr em risco essa relação, ou quando imaginamos essa pessoa longe de nossas vidas. Como no caso de um homem que sente ciúmes ao ver  a sua namorada, esposa, etc sair sem ele e extremamente bonita ou com roupas curtas e decotadas. E no caso da mulher que sente-se ameaçada ao ver seu namorado, esposo, etc conversar com outra. Ou aqueles de mãe para filho e vice versa; de amigas e amigos , etc.
Por isso dizer que ciúmes é sinal de amor, o amor carnal sim. Temos impregnados esse amor que entrelaça um corpo ao outro, sentindo o desejo de posse ou o sentimento de propriedade pela pessoa.

O ciúmes intermediário que é aquele que a pessoa sente-se ameaçada com qualquer tipo de acontecimento, logo ela procura e investiga qualquer sinal que seu companheiro possa esta fazendo longe de suas vistas, muitas vezes promove discussões e discórdia entre o casal, são pessoas que exageram em todas as emoções ligadas ao seu ou sua amada(o), tentando afasta-lo de amigos principalmente do sexo oposto, levando ao segundo estágio que é de tentar impedir-lo de sair sem sua companhia.

E por fim temos o ciúmes possessivo que é aquele do qual a pessoa senti-se totalmente dependente do amor do outro, colocando-a em primeiro plano para tudo, transformando o amor em obsessão. Perturba-se  só de imaginar dividir o objeto amado com qualquer outra pessoa, desde mãe, pai, irmão, amigo, entre outros. Causando um verdadeiro inferno na vida do casal e o sofrimento do companheiro(a) ao querer rastrear e saber todos os passos dados por ele(a), tentando também chegar ao controle absoluto sobre essa pessoa, se isso não acontecer pode levar a agressões físicas e verbais.
"Como tudo na vida em exagero leva ao lado negativo é assim também com o ciúmes. Precisamos controlar nossos sentimento, afinal se somos nós que os sentimos temos que nos diferenciar dos animais e limita-lo quando necessário."

Células Tronco



Avanços em técnicas  e estudos na area médica e científica trazem novas pesquisas de grande importância mundialmente, sendo a mais recente, em maiores descobertas, o tratamento com células tronco, mais visadas no interesse em curas de doenças degenerativas como Mal de Parkinson e Alzheimer. Algumas dessas técnicas por mais que sejam recentes ao impacto social são usadas há mais de 30 anos na cura da Leucemia ou câncer na medula óssea, região onde origina-se o sangue. Apesar dos seus benefícios a ciência luta contra os obstáculos impostos pela sociedade por valores éticos e religiosos.

As células troco podem ser classificadas como embrionárias e não embrionária. As embrionárias são as mais discutidas recentemente por serem células retiradas do embrião a partir do estágio de zigoto até no máximo a blástula as quais não possuem nenhum tipo de especialização que dão origem a qualquer tipo de célula, podendo chegar ao grau de potencialidade de TOTIPOTENTE ou PLURIPOTENTE - podem originar todos os tipos de tecido humano e quase todos, respectivamente. Já as células não embrionárias são utilizadas há mais de 30 anos como o transplante de medula óssea, que retirada após o estágio da blástula do embrião  até o individuo adulto podem apresentar o grau de potencialidade baixo ou geralmente caracterizados como OLIGO ou UNIPOTENTE, capazes de originar apenas alguns tipos de tecidos ou um único tecido.
A nível científico as células embrionárias são muito mais eficazes e importantes levando em consideração que desenvolvendo-a ou manipulando-a de forma correta ela poderá ser capaz de originar qualquer outro tipo de célula  desde as mais especializadas as menos. Consequentemente obter a cura das mais variadas doenças.
Porém essas pesquisas sofre grandes empecilhos, como o principal deles os fatos religiosos e éticos adotados pelo país. Ou também pela falta do completo conhecimento das pessoas sobre os possíveis benefícios que esses avanços médicos podem trazer, adquirindo então postura e conceitos discriminatórios.
Por estarmos a passos lentos nessa incrível descoberta esse métodos ainda em estudos científicos não trazem nenhum aproveitamento de imediato a não ser melhores aperfeiçoamentos nas técnicas já existentes. Mas é uma esperança futura, temos que investir para melhor oferecer e beneficiar aos nossos descendentes.

(Minha Redação para o cursinho) 

sábado, 19 de fevereiro de 2011

É normal trair?


É uma raridade encontrar atualmente alguém que alegue nunca ter sido traído ou que nunca traiu o (a) namorado (a). Ninguém mais perturba aquele que sofreu por isso ou mais conhecido como "o corno", pois sempre acaba com discurso “mas quem nunca foi?”. Socialmente falando é aceito e muito mais frequente a traição entre casais, mas porque isso acontece? Por vários motivos infelicidade no relacionamento ou crises, falta de maturidade para assumir compromisso sério, vontade de curtir e ter experiências novas. Pelo menos esses são os fatores mais ditos por pessoas que já trairam antes.
Analisando os relacionamentos modernos percebemos que ninguém está muito interessado em manter um relacionamento por muito tempo, já entram de cabeça num namoro, noivado, casamento ou coisa do tipo no intuito de que " se não der certo tanto faz , separa". Mas não é bem assim temos que entender que não entramos num relacionamento sozinhos, existe sentimento se não os seus, mas os da outra pessoa e não podemos passar por cima disso, achando que podemos fazer o que quiser que não trará consequências.
Se você não está feliz num relacionamento, se acha que não está pronto pra algo serio, se tem vontade de ter novas experiência para que você está preso a isso? Chegando a trair a pessoa que você tem esse entrelace?
Basta dar um fim, já ouviu o ditado: "quando um não quer, dois não brigam?", pois é isso, não vale apena ferir os sentimentos dos outros por egoísmo, por que é isso que acontece. A pessoa não tem coragem de terminar o que para ele já acabou há muito tempo porque não quer perder o que é certo. "Não se troca o certo pelo duvidoso", tudo por ter medo de não ter com quem dividir as coisas no fim do dia. 
A solidão faz parte e muitas vezes a única forma de nos conhecermos de verdade é estando sozinhos, refletindo no nossos atos e no que deve ser melhorado. 

Não se engane você não trai o seu namorado (a), noivo (a), etc. Você trai a você mesmo! Sim, afinal quando se está em um relacionamento você se envolve também, troca sonhos, objetivos, conversas, planos para o futuro e promessas, ou seja, quando você trai na verdade está traindo as suas promessas, os seus planos, sonhos e objetivos trocados com essa pessoa, você trai o que você jurou e o que você é. 
Passando a não ter mais princípios, revirando seus conceitos. Passa a não ter o prestígio de cumprir com suas palavras (promessas, juras) e o que é um homem sem palavra? Nada. Fato!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Não se iluda

É incrível a nossa capacidade de criar ilusões sobre absolutamente tudo, para nós meros mortais parece impossível enxergar a vida como ela realmente é, então preferimos fantasiar e colorir tudo ao nosso redor bloqueando o que pode vim a destruir essa linda e maravilhosa fantasia. Quem nunca fez isso? Todos nós temos o triste hábito de tentar  esconder ou ignorar a vida do jeito que ela é, ou seja achamos melhor cobrir os verdadeiros acontecimentos e substitui-los pelo que queríamos que acontecesse.
O maior problema de ser vitima dessa farsa é que um dia acaba, um dia as peças da vida nos obriga a bater de cara com ela e se não estamos prontos, se não nos achamos capazes o suficiente para isso... perdemos totalmente o ânimo de seguir em frente, a esperança morre e a fé na vida acaba seremos então condenados a viver mortos por dentro, sonhos e objetivos perdem o vigor de se tornarem realidades então como viver sem acreditar que no final tudo vai dar certo? Não vive, você apenas órbita na terra e com o sentimento de incapacidade, passando a tentar destruir os sonhos de outras pessoas, já que você não conseguiu por que outra pessoa iria conseguir?
A ilusão por muitos momentos nos faz sorrir, nos faz achar que tudo é perfeito,porém sempre chega a desilusão. Toda ilusão terá uma desilusão ai tudo deixa de ser lindo e passa a ser terrível, a pior das coisas, o sofrimento dobra, triplica e para muitos as vezes se torna até insuportável. Temos que entender que a verdade nua e crua doí, mas nada melhor que conhece-la ao invés de enganar-se diante da vida.
Nada permanece igual para sempre a tendência da vida é a constante mudança, se nada é tão bom que não possa piorar, tenha certeza que nada é tão ruim que não possa melhorar; só você pode decidir que caminho levar. A ilusão de primeira pode ser a melhor coisa e a saída mais fácil para os tormentos da vida, mas de que vale se cedo ou tarde só nos trará sofrimento? Sonhar não é a mesma coisa de Iludir-se, sonhar é quando aparentemente ele é impossível, mas só você pode torna-lo realidade a partir do seu próprio esforço. Iludir-se é transformar o que é real em uma utopia.
- Sonhe e faça com que todos os seus sonhos se realize, mas jamais tente cobrir a verdade de si mesmo!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A mídia e suas influências

Infelizmente somos influenciados a todo o momento a qualquer lugar que formos terá algo que possa nos influenciar, são propagandas, novelas, filmes, internet, outdoors etc. O capitalismo que prevalece na nossa sociedade moderna nos influencia a todo momento, para permanecer bem para os olhos das classes sociais você é obrigado a consumir, sendo que destacá-se mais aqueles que consomem  mais e é assim que funciona o sistema.
A mídia a todo momento tenta nos enganar com propagandas de descontos e de liquidações usando sempre frases do tipo " você não pode perder "; "é imperdível". Eles não querem saber se você precisa ou se tem condições para adquirir o produto, isso não interessa! Então você compra achando que realmente precisa desse produto só porque passou na TV alguém dizendo que você não pode viver sem ele.
O Brasileiro está cada vez mais endividado por compras desnecessárias e compulsivas, a classe media e a classe media baixa são os alvos do capitalismo o sistema é o seguinte " precisamos de alguém para suprir os benefícios das classes superiores e do país, afinal a classe alta não sustenta nossa economia, pois geralmente preferem produtos estrangeiros e gastam mais fora do país. Então vamos atiçar os desejos de compra da classe media alta e classe media baixa, como não vivem muito no exterior o consumo resume-se apenas ao próprio país."
Tanto é verdade que essas classe de alvo do capitalismo é a que mais sofre para manter-se nos padrões sociais de sua própria classe, muitas vezes trabalham mais para ganhar melhor e tentar suprir as necessidades muitas vezes fúteis. São eles que mais sofrem com a inflação, que o dinheiro dos impostos faz falta no fim do mês.
É claro que não tem como fugir do sistema capitalista, precisamos mesmo que forçadamente consumir, não podemos andar bagunçado ou sem aparelhos da moda, pois seremos excluídos da grande massa populacional. Por isso a camada social mais baixa acaba entrando para uma vida de crimes de furtos e roubos, para que possam também adquirir os objetos de desejo atiçados pela mídia.

Temos que melhorar nossos hábitos, antes de comprar um produto pensar varias vezes : " Eu realmente preciso disso?" Todas a catástrofes causadas na terra e a destruição da natureza é causada principalmente pelo nosso consumismo, se ainda queremos melhorar nossa situação já passou da hora de revertermos essa história. "Nenhum sistema é perfeito ou dura para sempre."

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vivemos tempos difíceis.

Hoje ao assistir o jornal me deparei com o cumulo do absurdo: Um mendigo foi alvo de uma monstruosidade, adolescente fúteis, sem moral, ou até educação social, além de bater, amarraram-o no post para então agredi-lo mais...que só pararam porque policiais viram a cena por câmera ali presentes e foram conter os jovens, os quais após serem flagrados usaram o discurso de estarem apenas fazendo uma brincadeira. O que leva a pessoas fazerem isso com outras? Será que é certo humilhar outras pessoas somente por que acreditam serem melhores por ter um poder aquisitivo maior? Obvio que não!
E o pior ! Acontecimentos semelhantes não são raros pelo contrario são muito mais frequentes do que imaginamos, o que se passa na tv é apenas um terço do que acontece realmente e sabe por que? Por que nossa geração está mais preocupada com o ter do que com o ser, sendo assim é comum hoje termos indivíduos sem base moral, religiosa, ética e também educacional. Acreditando que por ser melhor favorecido para o padrão social ele pode humilhar e se sentir superior aos quais já sofrem por suas condições sociais e desiguais.
Jovens e até adultos estão voltados ao agora, ao imediatismo acreditando que pode fazer o que der na telha que não haverá nenhuma punição e assim ultrapassam limites, quebram regras, não possuem o menor respeito ao seus semelhantes, colocam a curtição em primeiro lugar perdendo tempo com futilidades, usando frases como: "Temos uma unica vida para viver", porque não usar essa unica vida para tornar a vida dos outros mais fáceis, corrigir erros, fazer algo que realmente seja importante para alguém? Então temos que saber vive-la para não se arrepender depois. Tudo uma dia tem um fim e o fim e apenas um novo começo! Temos tempo para tudo se soubermos usa-lo com consciência.


"Vivemos tempos difíceis com todos esses valores revirados cada vez mais se torna difícil e frustrante a responsabilidade de tornar seus filhos diferentes dessa massa irracional e totalmente sem compaixão."