quarta-feira, 29 de junho de 2011

Longe

Sair sem rumo certo, sem saber para onde ir
Distante de tudo, do mundo
Ir longe, o mais longer que puder ir
O mais distantes, cada vez mais fundo

A distância que me mostra
Me mostra cada importância
O amor que me faz falta
A saudade daqueles que despertam a ânsia

De levar comigo para longe
Tão longe, onde há um mundo
longe de todo mundo
A sós num silêncio e tão longe:

Longe do barulho,
perto do seu som
Longe de todo orgulho
Perto do que é bom

Quero está longe do mundo,
Mas perto do que me faz bem
Tão longe de tudo,
Mas tão perto de você, meu bem.

(Mariane Magno)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Significados

Uma sala cheia, professor ditando teorias de física, alunos atentos a todas as palavras citadas pelo ensinador. Uma aluna qualquer desatenta em meio a olhos penetrantes em direção a um quadro branco desenhado com palavras e números, sem significado prévio para essa aluna. Perdida em pensamentos entre as vozes do professor que grita em busca de atenção, sem que sua apelação a atinja de forma racional.
Palavras surgem nos pensamentos com um lápis e papel em mãos, mas o que escrever? Se não há organização dinâmica nesses turbilhões de pensamento: Pressão, temperatura, que significado isso tem em meu subconsciente? Talvez sejam só palavras soltas a procura de uma louca ânsia de formar algo que realmente faça sentido: momentos, pessoas, rostos, vozes, olhos, ritmos, músicas e um vazio oculto na imensidão de um segundo em queda livre, pronta para aterrissar numa escuridão estonteantemente tranquila.
A tranqüilidade de uma noite qualquer, perdida nas ruas lotadas de cartazes escritos com ‘letras desenhadas’ com fervor, numa tentativa inútil de junta-las, no desespero de que haja algo comum. O medo do desconhecido como um cego enxergando cores sem saber distingui-las. Talvez essa seja a sensação de um recém nascido em sua chegada a um mundo intenso de formas sem formas, e sem a capacidade de saber por que tudo isso. Se nada disso faz sentido.
Deixar cada palavra formar sua própria história sem envolver-se emocionalmente com elas, regras não existem nas infinitas possibilidades de um resultado qualquer, não preocupar-se com críticas, elogios ou julgamentos, só fazer com elas apareçam em nossa folha de papel sem consequências, sem medo do que vai acontecer. Deixar fluir cada significado sozinho sem forçar ou lutar para que elas se encaixem como num quebra cabeça infinito.
Cores vivas, palavras mortas um dia saberá que todas essas loucas tentativas de libertar-se mentalmente não foram em vão, há um destino para cada pensamento, para cada palavra dita ou não, sentimentos demonstrados ou escondidos em cada coração... Ditas ou não, escritas ou gravadas, todas juntas como um grande mosaico, cada descrição tem seu valor, por menor e singela que seja sua forma, ela ajudará fazendo seu próprio papel, sem ela não haverá lógica as outras perderam seu sacrifício.
Pois juntas se completam de maneira involuntária, como num encaixe perfeito de uma chave e um cadeado, que sem saber seu segredo, a perfeição de trancar e destrancá-lo, há centenas de manipuladores capazes de usar o tal encaixe, sem imaginarem ou julgarem a perfeição com que foi planejada por alguém. O criador que já de princípio sabia a finalidade do seu projeto enquanto ainda era uma construção.
O segredo que só ele sabe, todos usam e desconhecem sua origem.”

domingo, 12 de junho de 2011

Um amor ;

Talvez o dia dos namorados seja o dia mais esperados para os que compartilham uma paixão, e também o dia mais odiado para os solteiros de plantão. 'Que os solteiros não me apedrejem agora.' Pelo menos quando eu era solteira achava um saco, e cá pra nós meus 'dia dos namorados' sempre foi um desastre total, as piores coisas aconteciam. É melhor até deixar para lá, é inacreditável o tanto de histórias rodeadas por ai.
A verdade é que cada casal tem um história bonita para contar, como se conheceram e etc. Decidir compartilhar com vocês um pouco da minha história:

A nossa história tem um pouco de desencontros. Tudo começou em fevereiro de 2010 no aniversário de um primo meu, do qual ele é amigo e colega de faculdade. Eu fui convidada para esse aniversário, achando que seria um festa familiar vesti a pior roupa possível. Quando entrei o apartamento estava cheio de gente, de amigos dele, ' MEU DEUS, o que faço aqui', o primeiro que vi foi Rafael (meu futuro namorado) ele estava sentado numa cadeira do lado da porta, e foi o primeiro a falar comigo também:
- Oi, prazer Rafael.
- Oi, prazer. - acredita que eu nem disse meu nome?
Eu estava desesperada, estava horrorosa e eu estava levemente atraída por Rafael, mas a vergonha não me deixava fazer nada. Fui até o banheiro e soltei o meu cabelo, passei um lápis de olho e voltei para sala, ele me olhava a noite toda, mas infelizmente não passaria de troca de olhares. Fomos embora, apenas nos despedimos e eu sinceramente acreditava que nuca o veria mais. Quais as probabilidades?
Porém o destino, mais um vez agiu ao nosso favor. Em meados de março era a formatura do meu primo (o mesmo do aniversário). Porém eu não iria, não tinha convite para a família toda. Afinal era apenas a solenidade, então a preferência foi da minha mãe e minha tia, até que a minha tia de última hora liga avisando que não vai poder ir, e agora? - indagou a minha mãe. No fim acabei indo com ela, e novamente pega de surpresa tive que me arrumar muito rápido, fazer um penteado prático. Como eu não sabia que ele estaria lá, não imaginava que ele estava se formando também. E assim nos encontramos novamente, ele estava lindo, falou comigo e por incrível que pareça sabia meu nome (ele perguntou para meu primo), porém mais uma vez a despedida estava presente e não passava apenas dos olhares e sorrisos novamente.
Passou alguns meses, um pouco mais de 3 para ser exata. Eu estava triste, tinha saído de um relacionamento e estava indo aproveitar o São João no meu interior, como sempre faço. Até que ao chegar na casa da minha prima (irmã do primo do aniversário) soube que ele traria alguns amigos para o São João, então eu fiquei sabendo que ele viria. Para não atrapalhar a chegada dele e dos outros, fui para minha casa e voltei no outro dia, porém o incrível é que mesmo andando na mesma casa, nos vimos apenas na festa do 2° dia. O desencontro era tanto que quando ele saia eu chegava e vice-versa, assim nas festas e quando no encontrávamos as trocas de olhares só aumentava, porém ele estava ficando com outra menina na festa, eu achava que era namorada dele ou coisa parecida. Até que no meio da confusão ele me adicionou no 'orkut', e na festa do penúltimo dia ele me pediu 5 minutos para me explicar tudo. E eu pensava:
- Explicar o que? Eu não sabia e nem ele, que os amigos deles ficaram de avisar que ele queria conversar comigo e não avisaram. E assim ele achava que eu sabia, e eu não sabia de nada.
Esperei até que ele viesse me explicar, o que eu não sabia que tinha explicação. Ele tinha ido terminar com a menina que tinha ficado, a qual passou mal quando ele falou e teve que leva-la para o posto médico da festa e foi me encontrar.
- Oi Mari, desculpa a demora... (ele me explicou tudo sobre a menina).
- Tudo bem Rafa.- dei um sorrisinho.
- Quantos anos você tem?
- 17 -  respondi
- Graças a Deus, pensei que você tinha 14.
- risos
Estava muito frio, ele falou:
- Mari você quer meu casaco? Esta sentindo frio?
- Não, não precisa.
- Você é linda sabia? Queria muito dançar com você.
Foi no dia 25 - 26 de junho que demos o nosso primeiro beijo. Fomos os restantes dos dias juntos, passávamos o dia todo juntos e por mais que não falássemos muitas coisas um olhar era o bastante, de mãos dadas e olhares penetrante assim ficávamos. Até que dia 27 ele iria para Salvador, mais uma despedida. Nos despedimos de tardezinha e a tristeza bateu na hora. 'Como assim eu já estou apaixonada?' - pensava desesperadamente. Até que 00:00 eu recebo uma mensagem, era ele: - 'Mari Linda, acabei de chegar pensei em vc a viagem td, beijo de boa noite.'
 Assim que voltei para Salvador marcamos de nos encontrar, conversamos muito, descobrimos imensas afinidades e 4 dias depois ele me pediu em namoro dia: 08/07/2010, estamos prestes a fazer 1 ano de namoro e a paixão continua como no primeiro dia, o amor só cresce e as semelhanças não param de aparecer.

Rafael, eu te amo meu amor!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Apenas um pouco de silêncio;

Não suporto mais os sons que me atormentam, os seus sons, é pedir muito que não sejam ditas certas palavras? Eu não posso calar a sua boca, nem posso te fazer ver o que me diz. Já não tenho força para resistir, me dê um segundo de paz? Proporcione-me um minuto de felicidade, mesmo que sua voz não percorra meus ouvidos, que não seja possível te ouvir falar, é isso que eu preciso, de silêncio.

Preciso tirar toda a trilha sonora dos meus dias, seria muito bom voltar ao cinema mudo nem que por míseros minutos, eu quero gestos, toques e olhares, nada mais. É inacreditável como tudo que você diz me afeta profundamente, se eu te contar que passo tanto tempo imaginando o que vou te ouvir falar? Você não acreditaria, tanto não acreditaria que faz tudo ao avesso do que um dia eu sonhei escutar. Difícil é ser tão dependente do seu ser, do seu cheiro, do seu viver e ainda pior saber que não é recíproco, que na primeira oportunidade insiste em acabar com minha alta estima, em me estraçalhar arrancando com tanto fervor tudo belo que existe dentro de mim.

Jurei para mim mesmo que não ia fingir nem esconder ou tapar a verdade dos meus olhos. Um dia acordamos e percebemos que não vale à pena atuar a vida toda, interpretar papeis existentes apenas no imaginário, muitas vezes é tarde, tão tarde que já não é possível consertar os danos causados, não é possível cicatrizar as feridas. Não estou pedindo sua misericórdia e quero muito menos sua pena, não é pedir demais que olhe para trás e veja todo o tempo desperdiçado com joguinhos, com ilusões, tudo por achar que eu jamais sairia de você, por acreditar que esse dia nunca chegaria e realmente ainda não chegou ainda necessito da sua essência, do seu sorriso, até das suas palavras que só me fazem sofrer.

Porém uma coisa tenha certeza, um dia chega e nada melhor que um dia após o outro, posso lhe dizer convencidamente: “Com o sofrimento aprendemos a nos guiar, com a solidão aprendemos a nos conhecer e um dia aprenderei a andar com minhas próprias pernas, que em virtude dessa dependência se atrofiaram esquecendo-se seu valor, mas a esperança é que um dia irei olhar para ti e pensar o quão tolo eu fui a me deixar viver tanto tempo assim.”

Hoje eu sei sou minimamente menos subordinado a sua luz, amanhã serei ainda menos e assim o futuro me reserva um jardim florido, sem sons apenas cores, muitas cores as mais belas vistas pelos homens. Terei a proteção necessária para que suas palavras não me afetem, não me destruam como tem acontecido há tanto tempo. E não haverá tempo para arrependimentos, pois nada volta a ser como foi um dia; nem para perdões, pois não haverá magoas; apenas caminhos largos e menos cruéis, mais cores e quando estiver preparado surgirão infinitos sons, sons de uma melodia capaz de me fazer cantar. 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Homem Vs Mulher - O retorno

Eu sei que ’Homem Vs  Mulher’ é um assunto muito batido eu mesma já falei um pouco sobre isso aqui no blog (Homens x Mulheres), que por mais que seja batido há diferentes opiniões sobre o assunto. Hoje eu vi um vídeo sobre isso, eu sinceramente não concordo muito, ela usa frases que se usavam muito tempo atrás, apesar disso devo admitir que certas coisas ela realmente esta certa.
Ela enfatiza mais em relação aos homens, generalizando a classe ao afirmar: ‘Homem é só conquista e sexo.’ Creio que ela fala dos homens que se comportam como animais, devo admitir que realmente existe, porém muitos dos homens que se comportam como animais, também se apaixonam e olhe só a controversa: O homem que foi cachorro com uma mulher ‘usou e jogou fora’, se apaixona por outra pelos motivos dele, isso não vem ao caso, e com essa outra ele é um cavalheiro, é o príncipe encantado que toda mulher gostaria de ter.  E ai? O que dizer? Creio que as pessoas que enfatizam dessa forma tem preguiça de analisar todas as reais situações e o porquê de tudo isso. Pois é realmente um trabalho complicado.

Não discordo quando ela falar que os homens são assim, mas nós mulheres do século XXI não estamos cada vez mais assim? Devo dizer que ela representa de forma errônea o que vivemos hoje, a liberdade de escolha e expressão seja homem ou mulher. A mulher tem conquistado espaço que o homem sempre teve, para a mulher falar sobre sexo, falar sobre homens sem medo era praticamente impossível. Hoje apesar de certos preconceitos, ainda existentes, é muito mais normal. Mulheres podem usar termos que eram destinados ao homem antigamente como: ‘Ele serve apenas para uma noite’, ‘Vou só pegar ele’. Isso para não dizer outras coisas.
O que quero dizer é que se o homem a 10 ou 20 anos atrás fazia a mulher de objetos, hoje elas fazem o mesmo, por mais que ainda haja uma separação social entre os sexos isso está cada vez menor. Hoje a mulher pode ter varias relações sexuais antes de casar, se quiser casar, antes quem tinha esse direito era apenas os homens, por esse motivo acho esse tipo de discurso um tanto batido e antigo. Pergunte a uma garota de 15 anos o que ela acha sobre ficar com vários em uma boate e no fim não ter relação amorosa com nenhum deles, usá-los apenas para o divertimento, é normal? Ela vai dizer sim, assim como qualquer menino da mesma idade. Creio que o que vale mesmo é o sentimento, atualmente ninguém é obrigado a gostar de ninguém, de aturar ninguém, todos possuem o livre arbítrio de escolher seu par, as mulheres possuem a consciência de que se não der certo um relacionamento a separação não é tão dolorosa, pois há uma vida lá fora e que ela tem milhões de outras possibilidades.
Coisa que mulheres de um século atrás temiam, e viam-se obrigadas a suportar o sofrimento causado pelo homem, pois ele não há amava, sabia ela que se houvesse separação ela não teria direitos como esposa, os filhos seriam abandonados, entre outros prejuízos. Se a mulher é ainda tratada como objeto é porque ela se permite a isso, não ache que uma mulher que se dá ao respeito será igualmente tratada por um homem, comparada a uma que age como se fosse objeto de desejo sexual, apenas. Assim como uma mulher faz com um homem em que ela perceba que é apenas um divertimento.

As situações mudaram, assim como as gerações vem mudando não cabe a nós permanecermos com pensamentos atrasados, porque nossas mães ou avós nos disseram. É preciso está aptos e perceptíveis as mudanças de comportamento, o homem e a mulher do século XXI não são os mesmo de tanto tempo atrás, não podemos idealizá-los como sempre foram idealizados. Mudanças são necessárias para a evolução humana “Uma mente que se abre a uma nova idéia jamais retorna ao seu tamanho original.” (Einstein)
- Abra sua mente para novas idéias.

Para quem quiser ver o vídeo: