domingo, 28 de agosto de 2011

'Escolher é para os GRANDES.'


Somos motivados pelas escolhas que fazemos, não só motivados, mas vivemos cercados de escolhas até mesmo se escolhemos nada escolher estamos optando por uma escolha. As escolhas que rodeiam nossas vidas ao longo do nosso amadurecimento psíquico vão se destacando a cada fase da nossa trajetória, de princípio ainda na infância, algumas vezes optamos por comer ou não certos alimentos, porém os  pais responsáveis pelos cuidados dos filhos possuem papeis fundamentais de guiá-los da melhor forma, possível, optando por eles as ações que melhor caberá no momento.
Já a partir da adolescência há um amadurecimento psíquico maior, as mudanças no corpo físico correspondem a uma nova fase, com mais responsabilidade e maior automação em suas escolhas sem que sejam tão dependentes dos pais emocionalmente, porém o papel dos genitores ainda é de tamanha importância, pois é nessa fase da vida que os pais devem mostrar aos filhos os leques de opções a serem seguidas e escolhas a serem tomadas por eles (filhos), orientando-os da maneira mais coerente para que não sofram serias consequências, não deixando de lado seus papeis, os pais devem entender que é um momento de amadurecimento para uma vida adulta mais equilibrada e madura deixando a palavra final nas mãos dos filhos, confiando-lhes a escolha que julguem melhor. Logicamente que se necessário possam intervir-los de inúmeras maneiras.
A fase da adolescência que é regada de incertezas e turbilhões de dúvida é o meio termo entre a dependência na infância e a independência emocional na fase adulta. Por isso é importância dos pais nessa transição, adultos que não passaram por essas etapas vivendo cada momento com os devidos limites  nas fases anteiores tenderá a um desequilíbrio mais tarde, pois não estará preparado psicologicamente para enfrentar os desafios que a vida lhe imponha, nem terá um amadurecimento para agir diante das escolhas e as conseqüências que essas lhes trarão, procurando sempre alguém que representem o papel dos pais para que possam amenizarem suas falhas.
“Eis a importância de criar os filhos para o mundo, não é um bem apenas para o filho com para os pais que ficam tranquilos por saberem que deram a base necessária para que esses sigam seus próprios caminhos e também para sociedade que precisa de adultos maduros e esclarecidos que possam melhor relacionar-se diante dos empecilhos da vida.”

domingo, 21 de agosto de 2011

Com você ;


Com você
Eu vejo o luar
As estrelas e o mar
Com você eu fico aqui
Força que não deixa sair

Sentada vendo o mundo rodar
Eu e você respirando o mesmo ar

Com você eu sinto a vida
A cobrança de nenhuma dívida
O amor, a melodia
De cada beijo de bom dia
Eu sinto seu cheiro
Seu toque certeiro

Com você o arrepio,
De cada assovio
A voz que me ganha
O ar que assanha, com sua façanha
Movimento envolvente
Do seu beijo ardente

Com você a cor
Estampada o nosso amor
Sem você saudade
No peito que arde
O corpo que desejo
Ao final de cada beijo.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

"Ó quem fala"

Cada dia de vida que tenho nesse mundo o ser humano me surpreende, as pessoas me surpreendem de forma que me deixam entristecidas, no fundo eu acredito que as pessoas são boas. Ingenuidade minha? A cada dia a mais da minha vida esse meu conceito vem perdendo suas forças, já não sei se as pessoas são naturalmente boas talvez sejam naturalmente más.
Eu sei que é um discurso muito repetitivo: “Eu não acredito mais que o mundo melhore”, porém o que me entristece é exatamente isso, as únicas evidências que acho é que tudo tende a piorar, pois quando acredito que as pessoas mudam vem o destino e mostra que eu estou vendo errado e que o que se transforma são as situações.

Eu sinceramente não entendo o prazer que o homem tem de querer se sobressair ao outro, de querer ser melhor que o próximo e o pior de julgar e dar lição de moral. A questão não é achar que uma pessoa faz ou não errado e observar essas atitudes, a questão é você querer ser melhor sem olhar para o próprio umbigo. Isso tem me tirado a esperança sobre as pessoas, porque todo mundo erra ou já errou, todavia após o erro as pessoas adquirem a TERRÍVEL mania de querer apagar o passado e fingem esquecer tudo que cometeu, achando que ninguém mais sabe seus equívocos, até ai tudo bem, o problema é quando essa pessoa passa a julgar os delitos dos outros e querem mostrar que nunca fez nada errado.

Não me interpretem mal, é compreensível que um pai, uma mãe, avós e outras pessoas que realmente se importam conosco, não queiram que cometêssemos os mesmo equívocos e dessa forma tentam alertar ou aconselhar. Porém alguém que julga todos e dizem ser perfeitas, passando uma borracha em seus próprios delitos e apontando o do próximo, que no fundo não se importam com ninguém. É mais uma tentativa de se defender dos próprio erros de querer chamar atenção para o próximo para que não olhem para si mesmas.
Nada mais são que pessoas fúteis e que fogem de si próprias, pois não possuem forças para olhar para seu interior, de se conhecerem. Não conseguem conviver com sigo mesmo por, muitas vezes, não se perdoarem dos seus delitos de não aceitarem as consequências que causaram.

Por isso é importante conhecer-se, de analisar com cuidado os que estão ao nosso redor, pois o que mais nos incomodamos com as pessoas talvez seja o que nos incomoda em nós mesmo. Não se julgue, ficar em silêncio sem exigir de si mesmo explicações só aceitações é um bom começo.”

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Gratidão

Como as pessoas são importantes nas nossas vidas e muitas vezes não damos o determinado valor a elas, muitas vezes adiamos demonstrar seu valor por achar que elas sempre estarão conosco ou simplesmente as descartamos por não saber o quão importante são seus papeis em nossas histórias... Pensando, as vezes nos tocamos que geralmente é tarde demais para agradecer. Sim, agradecer exatamente tudo.
Passamos dias e dias estressados por motivos banais, não observamos ao nosso redor quem estamos ferindo com nossa arrogância e ignorância, não percebemos que jogamos nossas frustrações no outro, nem nos perguntamos se esse mesmo pode está cheio de outras frustrações, achamos que as pessoas precisam nos aturar, que elas são obrigadas a nos 'engolir' quando estamos com a 'cara amarrada'. O pior jamais nos perguntamos se aquele que nos ouve reclamar gostaria, por alguns segundos, de falar. Nós por sermos extremamente egoístas acreditamos que o nossos problemas são os maiores, que nossa vida é a mais difícil e esperamos sempre dos outros a nossa própria felicidade, como se 'ser feliz' fosse responsabilidade dos que nos cercam.

Não sabemos amar, porém queremos ser amados a qualquer custo; ninguém quer ferir-se, todavia de nada importa se ferir o outro. Esperamos que nossos amigos sejam fieis e não praticamos a mesma fidelidade com os mesmos. Exigimos de todos aquilo que está longe do nosso comportamento. E como se tudo permanecesse igual eternamente, esquecemos de dar valor as pessoas, de agradecer-las por serem como são e por nos tornar o que somos.

Agradecer o sorriso daquele(a) vizinho(a) que ao te ver passar sorriu para você; agradecer ao padeiro que peguntou como você está; agradecer ao seu cão por esperar você acordar; agradecer aos amigos de infância por fazer suas memórias alegres; agradecer aquela professora por te ensinar a ler; agradecer aqueles que ao ouvir uma piada sua, sorrir; agradecer aquele desconhecido por um favor qualquer; agradecer aos coadjuvantes das nossas histórias, pois sem eles nada seria do mesmo jeito; agradecer aos companheiros que secam nossas lagrimas e que por vez não as deixam cair.

 Agradecer aos pais, por dar-nos a vida, agradecer sobretudo ao poder maior que rege o universo, Deus, Allah...(como preferir) que por algum motivo, desconhecido, fez com que o acaso ou destino interferisse de alguma forma nas vidas e histórias de cada um.