segunda-feira, 14 de março de 2011

Filmes;

    Assistir filme é realmente uma das coisas que eu mais gosto de fazer para passar o tempo, ontem ao assistir no cinema percebi como o filme tem o poder de nos influenciar. O filme retratava a história de um homem que era um assassino profissional, mas ninguém sabe disso até o fim da história, ele sofre um acidente e perde metade da memória e o que ele lembra é uma vida forjada que ele levava para dar um golpe, ou seja, ele passa a achar que a vida que ele fingia ter era realmente a que ele tinha.
     O problema é que durante o filme todo ele é perseguido e vitima de tentativas de homicídio, os espectadores ficam 2 horas torcendo para ele conseguir escapar, mesmo depois que descobre que ele era um assassino profissional. Vamos parar para refletir, ninguém normal vai torcer por um ladrão e assassino não ser preso e pagar aquilo que ele fez a outros, mas então o que o autor do filme faz? “Vamos mostrar que mesmo ele sendo assassino ele é legal, ele se apaixona e tem capacidade de amar". Que coisa linda, não? 
Pois é isso que acontece, o cara encontra uma mulher igualmente problemática, com uma vida as avessas ele aparece coloca a vida dela em risco e mesmo assim ela se apaixona. “É inacreditável."  

    E o pior, você lá sentado acompanhando a história se comove. E passa a torce pro cara matar todo mundo e se livrar da policia, como assim?  Não faz sentido. 

    O que podemos perceber é que somos completamente influenciáveis, e que se a história tiver o mínimo de sentimentalismo da parte do vilão que passa a ser mocinho, nós nos colocamos na história, enxergamos ali nossos dramas diários: paixão, vingança, injustiça, traição , etc. E muitas vezes perdemos nosso próprio foco, nossos conceitos e base moral, nem paramos para pensar quantos aquele assassino tirou a vida. " Quem se importa né verdade? ele se arrependeu e ponto final."
    Porém não é bem assim e as consequências? Esse é o ponto, nenhum de nós quer arcar com consequências somente praticar, errar e ficar por isso mesmo, não é bem assim que as coisas são. Temos que ter a responsabilidade e saber que o que aqui fizermos aqui pagaremos, afinal todos os nossos atos pode trazer prejuízos irreversíveis também para outros, porque podemos prejudicar pessoas que não tem culpa alguma e ficar por isso mesmo se quando nós somos prejudicados queremos justiça?

“Não podemos agir com irresponsabilidade esperando que jamais nossos atos trarão consequências, é causa e efeito, ação e reação... Nada se faz sem nenhuma resposta final. Vamos pensar antes de agir, depois pode ser tarde para consertar os danos causados."

7 comentários:

  1. Realmente Mari... Já percebi isso nos filmes também. Os atores e atrizes que interpretam papéis de vilões sempre são carismáticos, engraçados e cativantes, sem contar que são lindos (as).

    Sempre achei um absurdo mas sempre acabei torcendo pelo vilão escapar da polícia. A tendência dos filmes é exatamente essa, de colocar o policial como burro, que não consegue pegar o ladrão, quando justamente o contrário acontece na vida real. Somente casos excepcionais que o ladrão consegue realmente escapar da punição.

    No entanto, ainda esses não conseguirão escapar da lição divina, que em algum momento irá alcançá-los, pois não é falha como a lei humana.

    Mas... Infelizmente essa é mais uma caracterísca de nosso planeta, onde o esperto e o charmoso sempre é o rebelde, o que vai de encontro à lei humana e divina. Sempre o que tem vida sexual ativa e desequilibrada, boca cheia de palavrões e atitudes brutais é idolatrado pela sociedade, enquanto que o "certinho", ou seja, aquele que segue as normas humanas e divinas de forma perfeita, é tido como mané, banana, otário e careta...

    Por isso que prefiro filmes onde o personagem principal e o herói são os agente policiais, como Tropa de Elite, filmes com Denzel Washington, que geralmente interpreta policiais e etc..

    ResponderExcluir
  2. Pois é.
    Eu adoro quando me chamam de mané, banana, otário e careta, como o cabeção falou ai em cima.
    Quando isso acontece, eu penso: "É, estou no caminho certo!"

    É claro.
    Isso prova que a minha conduta está se diferenciando da massa e pouco a pouco estou internalizando a mensagem cristã-espírita libertadora de consciências.

    Ademais, chamaram Jesus de coisa muito pior.

    Mas eu vejo em novelas muita personagem tendo casos extra-conjugais, marido traindo mulher e vice-versa, criminosos tido como heróis, bandidos como sex-symbols...
    É a vida como ela é, isso acontece o tempo todo ai fora.
    Em pessoas sem personalidade formada, isso pode estimular, motivar a fazer igual, sem dúvidas.

    Por isso que, como você mesma falou, é indispensável mostrar as consequências danosas desses atos.
    Até porque uma das motivações dessas ações criminosas e corruptas aqui no Brasil é a quase certeza da impunidade.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, mas não mostram as consequências justamente por que ninguém quer ver, não para aquele que tecnicamente se arrependeu. Varias vezes em novelas em que no final o autor coloca a consequência dos atos de alguns personagens as pessoas não gostam, preferem que tenha um final feliz. Sem perceber que não existe final feliz e sim a colheita de tudo que plantamos.

    Acho muito errado colocarem nas novelas muitos atos de falta de respeito com o outro e sair por isso mesmo por isso cada vez mais assisto menos essas novelas, pois leva a sociedade a acreditar que é uma atitude normal trai seu parceiro (a). entre outras coisas

    Beijos*-*

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Conheci seu blog no imaginandocriatividade.
    Achei muito legal seu blog.Já estou te seguindo.
    Segue o meu http://escritosimorais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. pois é apesar eu sempre ter um carisma pelo mocinho e mocinha ,eu nunca desprezo um bom vilão !!! eles realmente são mais carismaticos,

    mas acredito que não podemos ser influênciados pelos seus atos ,pois na vida real tudo que fazemos tem consequência ...
    gostei muito doque a Mariane Magno falou que
    " muita daz fezes não ficamos felizes por que no final eles deram mal
    sendo que essa é realidade da vida real"

    amei seu blog muito bom
    achei assim do nada na net ,mais ja amei!!

    ResponderExcluir
  6. Obriigada por comentar só assim podemos saber o que está bom e o que pode ser melhorado, espero que goste de outras postagens também.

    Obrigada por seguir *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi.. Adorei as textos, estou te seguindo
    Dá uma passadinha no meu;
    http://vibrealma.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e antes de tudo sejam bem vindos! *-*
Sintam-se a vontade para deixar opiniões, críticas...
Afinal esse Blog é para vocês;
- Seu comentário é muito importante, só assim saberei no que melhorar.
Beijos para todos ;*