Pages

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Pré-Sal X Sustentabilidade.

Atualmente o Brasil vive um amadurecimento em técnicas e descobertas afim de conseguir um alto estágio econômico para então andar com suas próprias pernas ou como preferir tornar-se independente da economia de outros países por assim dizer de 1° mundo. A mais nova descoberta é o pré-sal : O pré-sal é um reservatório entre rochas com grande acumulo de Petróleo, o nome pré-sal é dado porque é formado um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal. Essa descoberta tem trazido muitas vantagens para o pais e tende a trazer muito mais, já que o poder aquisitivo hoje é voltada principalmente para combustíveis fósseis sendo o petróleo o mais eficaz.
O país desde então tem fortalecido o campo de pesquisa e mão de obra especializada, melhorando especificamente o potencial dos trabalhadores que de forma geral realizam atividades nessa área, resultando em maiores e melhores oportunidades de trabalho em grande expansão.
Entretanto é alvo de grandes discussões os prejuízos que pode vim a provocar, em extensão mundial, essa incrível descoberta que é o pré-sal, especialistas temem o caos que pode causar no meio ambiente danificando-o ainda mais com a nova forma de extrair o petróleo. "Além dos outros danos pelas queimas de combustíveis fósseis, o excesso de CO2 na atmosfera, enxofre, (principais gases poluentes) entre outros.
Assim como o país ganha economicamente, pode trazer inúmeras consequências em termos mundiais, já que um dos pulmões do mundo é a nossa Amazônia. A melhor saída é tentar um equilíbrio entre ambos onde um não prejudique o outro a níveis extremos, criando e organizando métodos de lucros e consumos sociais, porém com o menor número de prejuízo possível ao meio ambiente. É nesse foco que se tenta dar passos mais precisos há Sustentabilidade.  

34 Pensamentos:

Aline Cirilo Caldas disse...

Gostei muito, texto seu ?

Mariane Magno disse...

É meu sim :}

Aline disse...

adoreiiii muito bom esse texto bjjj...
ass;alinee

Anônimo disse...

SUSTENTABILIDADE SÃO RELATIVOS,PQ NÃO EXISTE FORMA DE SE DESENVOLVER SEM CAUSAR ALGUM IMPACTO AO MEIO AMBIENTE,EXISTE SIM FORMAS QUE,MINIMIZEM ESSES IMPACTOS A BIODIVERSIDADE.ESTAMOS,O MUNDO ESTÁ NA FASE DE DESTINAR MAIS RECURSOS A RECONSTRUÇÃO DAS CONSEQUÊNCIAS DOS DESATRES AMBIENTAIS,DO QUE A PREVENÇÃO.É PRECISO ATENÇÃO POR PARTE DO GOVERNO E DA POPULAÇÃO DE QUE SEM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NÃO A FUTURO SUSTENTÁVEL!

Isabel Reinaldo disse...

Muito boa a sua dissertação!Estou precisando escrever uma com o mesmo tema e procuro ideias,seu texto me ajudará muito.Prabéns!!!

Mariane Magno disse...

Fico feliz por ter ajudado *-*

Anônimo disse...

PARABÉNS!!!!BELÍSSIMA DISSERTAÇÃO.

alexandre fenandes disse...

muito interessante essa dissertação.Vai me ajudar muito nessa época de vestibular.

Tuwister disse...

Parabens pela dissertação, estava procurando ideias, novas para escrever um sobre o mesmo tema e a sua seráde grande ajuda!

Anônimo disse...

Realmente interessante, essa questão do pré-sal pode trazer muitos benefícios econômicos ao País, mas infelizmente como já foi bem discutido ele acaba por intensificar a produção de Poluentes. E já que grandes montantes em dinheiro terão que ser gastos no sentido de fomentar as obras do pré-sal... poderiam, os governantes, ao invés disso auxiliar e apoiar as pesquisas de formas de energia renováveis. A natureza levou centenas de milhões de anos para formar essa camada de petróleo, mas a sede dos países por ele acabará esgotando-o muito rapidamente, daí o ciclo na procura de outra fonte... e mais outra, e outra de petróleo e combustíveis fósseis aumenta. E quando esgotados, e sem investimento em fontes renováveis de onde virá a "nossa energia"? (só pra refletir, e de certa forma complementar seu texto..que por sinal está muito bom).. você tbm me ajudará no vest. =]

niely disse...

parabens!!!! sabemos que o pais precisa desenvolver,entretanto esse desenvolvimento deve ser baseado no meio ambiente e preciso pensar nas consequencias antes de tomar alguma atitude.Em relação ao pre sal ,quanto mais pretoleo for consumido maior será a emissão de gases poluentes e como querer um pais melhor amanha se o amanha e o reflexo de hoje!!!!!!!!

Anônimo disse...

........................www.psknews.com e veja o q é texto e informaçoes limpas e comprovadas!!!!!!!!!!!

Mariane Magno disse...

Isso é uma redação não é um documentário, são informações necessárias para pessoas que pretendem fazer uma redação com níveis de conhecimento suficiente para passar em algum concurso ou coisa do tipo. Desculpa se não te satisfez, porém a intenção desse texto não é dar informações totalmente precisas e sim um geral sobre o assunto, até porque essas estão em fase experimento só especialistas possuem enformações limpas e comprovadas :}

Anônimo disse...

Só para lembrar, que a Amazonia nao é um dos pulmões do mundo.

Mariane Magno disse...

"Nestas imagens se vê quanto o clima da Europa, Sibéria e aqui da América do Sul depende em grande parte da Amazônia. Desde que temos esta visão global do Planeta, ficou bem clara a importância da Amazônia, e de todas as outras florestas equatoriais úmidas que ainda restam para a regulagem do clima mundial. Ao mesmo tempo que fica cada vez mais clara a fragilidade do processo todo.´"
http://www.fgaia.org.br/texts/t-amazonia.html

Leia direito e tudo, não só o título, okay?
Ele retrata que a Amazônia é sim uma das florestas mais importante do mundo, a questão do pulmão é porque é o termo mias usado, errado só pelo fato de que pulmão absorve Oxigênio e libera dióxido de carbono, o que ocorre o contrário.
O que quer dizer também que ela não produz a mesma quantidade que as algas dos oceanos,que é verdadeiro pulmão do mundo, porém a floresta é importante para a diminuição do Dióxido de carbono presentes na atmosfera, pela fotossíntese.

O termo Pulmão do mundo é que você para viver precisa do pulmão, que é um órgão importante para o funcionamento do seu corpo. O mundo precisa das florestas para sobreviver da mesma forma!
Dessa forma ela é sim um dos pulmões do mundo se você não entende metáfora desculpa!

Luzia Boaventura disse...

Valeu por suas ideias clarearem a minha mente.Parabéns.

Anônimo disse...

Adorei o texto, muito bom, isso nos leva a um certo questionamento, que na maioria das vezes a gente não faz. Me ajudou bastante no trabalho que estou fazendo. (Luiza M.)

Eduardo disse...

Mariana,muito bom seu texto,tive k fazer uma redaçaõ com o mesmo tema,e ñ consegui relata ok era o pré-sal somente sustentabilidade,mandei muito mal,mas vou refazer a msm,e o seu texto vai m ajuda bastante rsrs,abraço

Anônimo disse...

Parabéns! E quanto ao idiota aí discutindo : _|_

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto dissertativo; na véspera do ENEM, foi de muitíssima ajuda para clarear um pouco a mente.

Anônimo disse...

Muito bom o texto parabens!! rs

Anônimo disse...

Você se equivocou quando disse que a Amazônia é oo "Pulmão do mundo" ela pode ser considerada o "Ar-condicionado", pois o pulmão não produz, consome e a Amazônia é de certa foma uma "bomba de calor" que absorve e libera calor.

Anônimo disse...

parabéns pelos textos e aula que tomo contigo me ajudou e ajuda muitooo , enquanto ao "ANONIMO" implicante.. "acho que até ele esta tomando umas aulnhas" kk

Anônimo disse...

Muito obrigada, pois seu conhecimento me ajudou muito...

Anônimo disse...

aah, ameei... foi de grande ajuda, vou fazer um texto agora e o tema é esse ;D

Mariane Magno disse...

Eu não estou afim de explicar novamente, tem um comentário logo acima falando sobre isso! É bom ler antes! :S

BEIJOS, BRIGADA gente por comentar, as críticas que retratam a questão do 'pulmão do mundo' prestem mais atenção nos comentários abaixo. Fico feliz em ter ajudado!

Mariane Magno disse...

"O termo Pulmão do mundo é que você para viver precisa do pulmão, que é um órgão importante para o funcionamento do seu corpo. O mundo precisa das florestas para sobreviver da mesma forma!
Dessa forma ela é sim um dos pulmões do mundo se você não entende metáfora desculpa!"

só pra lembrar... tem mais coisas laá em cima, beijos

Anônimo disse...

muito boum...

Anônimo disse...

eu so acho que deveria ter mais conteudo..mas me ajudou bastante..obrigada...

Anônimo disse...

Amei.. vlw a ajuda, vou fzr uma redação pra um estagio ii ainda naum seii o tema estou procurando alguns temas possiveiis.. vaii ajudar se o tema for esse.. vlw

Anônimo disse...

Nossa!o seu texto ficou muito claro e me ajudou muito! Amei! Parabéns!

Mariane Magno disse...

Esse texto tem mais de um ano! Leiam os novos textos, antes de criticar. Esse foi um dos meus primeiros textos no blog, desculpa se não tem conteúdo o suficiente era o meu conhecimento a mais de 1 ano!

Anônimo disse...

gostei do trabalho vc é futura grande psicóloga!!! PARABÈNS....

Anônimo disse...

Gostei, Tem Bastante Conteudo, Em Poucas Palavras Parabéns *-*

Postar um comentário

Obrigada pela visita e antes de tudo sejam bem vindos! *-*
Sintam-se a vontade para deixar opiniões, críticas...
Afinal esse Blog é para vocês;
- Seu comentário é muito importante, só assim saberei no que melhorar.
Beijos para todos ;*

Bem Vindos *-*

Espero que gostem! Sintam-se avontade para compartilhar suas ideias .
Agradeço também ao meus seguidores pela força que estão dando... Beijos ;*