quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Pré-Sal X Sustentabilidade.

Atualmente o Brasil vive um amadurecimento em técnicas e descobertas afim de conseguir um alto estágio econômico para então andar com suas próprias pernas ou como preferir tornar-se independente da economia de outros países por assim dizer de 1° mundo. A mais nova descoberta é o pré-sal : O pré-sal é um reservatório entre rochas com grande acumulo de Petróleo, o nome pré-sal é dado porque é formado um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal. Essa descoberta tem trazido muitas vantagens para o pais e tende a trazer muito mais, já que o poder aquisitivo hoje é voltada principalmente para combustíveis fósseis sendo o petróleo o mais eficaz.
O país desde então tem fortalecido o campo de pesquisa e mão de obra especializada, melhorando especificamente o potencial dos trabalhadores que de forma geral realizam atividades nessa área, resultando em maiores e melhores oportunidades de trabalho em grande expansão.
Entretanto é alvo de grandes discussões os prejuízos que pode vim a provocar, em extensão mundial, essa incrível descoberta que é o pré-sal, especialistas temem o caos que pode causar no meio ambiente danificando-o ainda mais com a nova forma de extrair o petróleo. "Além dos outros danos pelas queimas de combustíveis fósseis, o excesso de CO2 na atmosfera, enxofre, (principais gases poluentes) entre outros.
Assim como o país ganha economicamente, pode trazer inúmeras consequências em termos mundiais, já que um dos pulmões do mundo é a nossa Amazônia. A melhor saída é tentar um equilíbrio entre ambos onde um não prejudique o outro a níveis extremos, criando e organizando métodos de lucros e consumos sociais, porém com o menor número de prejuízo possível ao meio ambiente. É nesse foco que se tenta dar passos mais precisos há Sustentabilidade.  

34 comentários:

  1. adoreiiii muito bom esse texto bjjj...
    ass;alinee

    ResponderExcluir
  2. SUSTENTABILIDADE SÃO RELATIVOS,PQ NÃO EXISTE FORMA DE SE DESENVOLVER SEM CAUSAR ALGUM IMPACTO AO MEIO AMBIENTE,EXISTE SIM FORMAS QUE,MINIMIZEM ESSES IMPACTOS A BIODIVERSIDADE.ESTAMOS,O MUNDO ESTÁ NA FASE DE DESTINAR MAIS RECURSOS A RECONSTRUÇÃO DAS CONSEQUÊNCIAS DOS DESATRES AMBIENTAIS,DO QUE A PREVENÇÃO.É PRECISO ATENÇÃO POR PARTE DO GOVERNO E DA POPULAÇÃO DE QUE SEM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NÃO A FUTURO SUSTENTÁVEL!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a sua dissertação!Estou precisando escrever uma com o mesmo tema e procuro ideias,seu texto me ajudará muito.Prabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS!!!!BELÍSSIMA DISSERTAÇÃO.

    ResponderExcluir
  5. muito interessante essa dissertação.Vai me ajudar muito nessa época de vestibular.

    ResponderExcluir
  6. Parabens pela dissertação, estava procurando ideias, novas para escrever um sobre o mesmo tema e a sua seráde grande ajuda!

    ResponderExcluir
  7. Realmente interessante, essa questão do pré-sal pode trazer muitos benefícios econômicos ao País, mas infelizmente como já foi bem discutido ele acaba por intensificar a produção de Poluentes. E já que grandes montantes em dinheiro terão que ser gastos no sentido de fomentar as obras do pré-sal... poderiam, os governantes, ao invés disso auxiliar e apoiar as pesquisas de formas de energia renováveis. A natureza levou centenas de milhões de anos para formar essa camada de petróleo, mas a sede dos países por ele acabará esgotando-o muito rapidamente, daí o ciclo na procura de outra fonte... e mais outra, e outra de petróleo e combustíveis fósseis aumenta. E quando esgotados, e sem investimento em fontes renováveis de onde virá a "nossa energia"? (só pra refletir, e de certa forma complementar seu texto..que por sinal está muito bom).. você tbm me ajudará no vest. =]

    ResponderExcluir
  8. parabens!!!! sabemos que o pais precisa desenvolver,entretanto esse desenvolvimento deve ser baseado no meio ambiente e preciso pensar nas consequencias antes de tomar alguma atitude.Em relação ao pre sal ,quanto mais pretoleo for consumido maior será a emissão de gases poluentes e como querer um pais melhor amanha se o amanha e o reflexo de hoje!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. ........................www.psknews.com e veja o q é texto e informaçoes limpas e comprovadas!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Isso é uma redação não é um documentário, são informações necessárias para pessoas que pretendem fazer uma redação com níveis de conhecimento suficiente para passar em algum concurso ou coisa do tipo. Desculpa se não te satisfez, porém a intenção desse texto não é dar informações totalmente precisas e sim um geral sobre o assunto, até porque essas estão em fase experimento só especialistas possuem enformações limpas e comprovadas :}

    ResponderExcluir
  11. Só para lembrar, que a Amazonia nao é um dos pulmões do mundo.

    ResponderExcluir
  12. "Nestas imagens se vê quanto o clima da Europa, Sibéria e aqui da América do Sul depende em grande parte da Amazônia. Desde que temos esta visão global do Planeta, ficou bem clara a importância da Amazônia, e de todas as outras florestas equatoriais úmidas que ainda restam para a regulagem do clima mundial. Ao mesmo tempo que fica cada vez mais clara a fragilidade do processo todo.´"
    http://www.fgaia.org.br/texts/t-amazonia.html

    Leia direito e tudo, não só o título, okay?
    Ele retrata que a Amazônia é sim uma das florestas mais importante do mundo, a questão do pulmão é porque é o termo mias usado, errado só pelo fato de que pulmão absorve Oxigênio e libera dióxido de carbono, o que ocorre o contrário.
    O que quer dizer também que ela não produz a mesma quantidade que as algas dos oceanos,que é verdadeiro pulmão do mundo, porém a floresta é importante para a diminuição do Dióxido de carbono presentes na atmosfera, pela fotossíntese.

    O termo Pulmão do mundo é que você para viver precisa do pulmão, que é um órgão importante para o funcionamento do seu corpo. O mundo precisa das florestas para sobreviver da mesma forma!
    Dessa forma ela é sim um dos pulmões do mundo se você não entende metáfora desculpa!

    ResponderExcluir
  13. Valeu por suas ideias clarearem a minha mente.Parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Adorei o texto, muito bom, isso nos leva a um certo questionamento, que na maioria das vezes a gente não faz. Me ajudou bastante no trabalho que estou fazendo. (Luiza M.)

    ResponderExcluir
  15. Mariana,muito bom seu texto,tive k fazer uma redaçaõ com o mesmo tema,e ñ consegui relata ok era o pré-sal somente sustentabilidade,mandei muito mal,mas vou refazer a msm,e o seu texto vai m ajuda bastante rsrs,abraço

    ResponderExcluir
  16. Parabéns! E quanto ao idiota aí discutindo : _|_

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo texto dissertativo; na véspera do ENEM, foi de muitíssima ajuda para clarear um pouco a mente.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom o texto parabens!! rs

    ResponderExcluir
  19. Você se equivocou quando disse que a Amazônia é oo "Pulmão do mundo" ela pode ser considerada o "Ar-condicionado", pois o pulmão não produz, consome e a Amazônia é de certa foma uma "bomba de calor" que absorve e libera calor.

    ResponderExcluir
  20. parabéns pelos textos e aula que tomo contigo me ajudou e ajuda muitooo , enquanto ao "ANONIMO" implicante.. "acho que até ele esta tomando umas aulnhas" kk

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigada, pois seu conhecimento me ajudou muito...

    ResponderExcluir
  22. aah, ameei... foi de grande ajuda, vou fazer um texto agora e o tema é esse ;D

    ResponderExcluir
  23. Eu não estou afim de explicar novamente, tem um comentário logo acima falando sobre isso! É bom ler antes! :S

    BEIJOS, BRIGADA gente por comentar, as críticas que retratam a questão do 'pulmão do mundo' prestem mais atenção nos comentários abaixo. Fico feliz em ter ajudado!

    ResponderExcluir
  24. "O termo Pulmão do mundo é que você para viver precisa do pulmão, que é um órgão importante para o funcionamento do seu corpo. O mundo precisa das florestas para sobreviver da mesma forma!
    Dessa forma ela é sim um dos pulmões do mundo se você não entende metáfora desculpa!"

    só pra lembrar... tem mais coisas laá em cima, beijos

    ResponderExcluir
  25. eu so acho que deveria ter mais conteudo..mas me ajudou bastante..obrigada...

    ResponderExcluir
  26. Amei.. vlw a ajuda, vou fzr uma redação pra um estagio ii ainda naum seii o tema estou procurando alguns temas possiveiis.. vaii ajudar se o tema for esse.. vlw

    ResponderExcluir
  27. Nossa!o seu texto ficou muito claro e me ajudou muito! Amei! Parabéns!

    ResponderExcluir
  28. Esse texto tem mais de um ano! Leiam os novos textos, antes de criticar. Esse foi um dos meus primeiros textos no blog, desculpa se não tem conteúdo o suficiente era o meu conhecimento a mais de 1 ano!

    ResponderExcluir
  29. gostei do trabalho vc é futura grande psicóloga!!! PARABÈNS....

    ResponderExcluir
  30. Gostei, Tem Bastante Conteudo, Em Poucas Palavras Parabéns *-*

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e antes de tudo sejam bem vindos! *-*
Sintam-se a vontade para deixar opiniões, críticas...
Afinal esse Blog é para vocês;
- Seu comentário é muito importante, só assim saberei no que melhorar.
Beijos para todos ;*