segunda-feira, 18 de abril de 2011

A tão esperada Semana Santa.

Pois é estamos cada vez mais próximos da Semana Santa, ALELUIA! Eu sinceramente adoro Semana Santa, não por seus rituais ou seus dogmas exclusivamente dessa semana, acho que como a grande maioria espera ansiosamente pela a Páscoa, 'eu pelo menos sou assim', fico o ano todo sonhando com meu gigantesco Ovo de Chocolate. Ai eu fico vibrando com isso: 'Coelhinho da páscoa o que trouxe pra mim?...'
E aquela conversinha mole que todo ano alguém inventa de fazer: "Ah, todo mudo só quer saber de comer chocolate, ninguém lembra do verdadeiro espírito da páscoa e porque ela existe." Não é por nada não, mas isso me corroe. 'Não tente acabar com a minha alegria me falando isso!' Vai me dizer que ninguém sabe? Por favor né? Até a pessoa mais desenformada do UNIVERSO sabe o significado da páscoa e o porque da Semana Santa, mesmo que você não seja católico você sabe. Quando você era criança e ia pra escola, todo ano durante sua vida toda, as professoras vem com um papinho bonitinho e te fala o porque do coelhinho e o ovinho de páscoa, que são símbolos de fertilidade e da vida. Pelo amor de Deus, vai me dizer que você não sabe? E o significado da Semana Santa e a integração da páscoa a isso, que na Semana Santa nós comemoramos o ressurreição de Cristo que representa a vida. 'Eu não vou dar minha opinião, pois crença é crença.'

Mas se tem uma coisa que me mata, são que as pessoas, especialmente, nessa data quererem dá uma religioso e fazerem vários rituais só nessa época do ano. 'Nada contra os rituais, acho muito bonitos.' Não sei se concordam comigo, mas há um pouco de hipocrisia, é desnecessário esses rituais se que durante o ano todo muitos fazem tudo normal, comem carne, nem se quer lembram de qualquer ensinamento e da existência de Cristo e até são pessoas fúteis e egoístas. Ai quando chega Semana Santa querem dar lição de moral em todo mundo? 'Em mim isso não cola', porque não tentar praticar isso o ano todo? Falar não só da morte de Jesus e sim lembrar os ensinamentos que ele nos deixou e botá-los em prática? ' Porque é mais fácil fazer isso uma vez só no ano não é?'

E a história de que essa data se perdeu diante do consumismo. 'Ah pelo amor de Deus!' Sempre foi assim, todas as grandes datas comemorativas são o que são pelo consumismo, você acha que iamos comemorar o Natal se não fosse isso? Não seja inocente, quem pode provar que Jesus nasceu em dezembro? É uma coincidência enorme não? Até porque há 7 mil anos antes do nascimento de Cristo já se comemorava o Natal em dezembro para festejar o 'renascer do Sol'. Como já era uma festa antiga e o comércio lucrava com isso, Jesus resolveu nascer na mesma época. 'Se você acredita nisso, paciência.'

"Bom o texto ficou um pouco grande me empolguei, desculpem. Mas o que eu queria dizer com isso não é para nos entregarmos totalmente ao consumismo e sim levarmos essas crenças positivas de benevolência para todo o ano, não adianta fazer o bem uma unica vez . Existe pessoas que precisam de ajuda o ano todo, ninguém sente fome, frio e desespero só em datas comemorativas. Para mim é isso que Jesus iria querer que nós fizéssemos e não recordar todo ano sua morte e seu nascimento e esquecer o porque da sua passagem entre nós."

20 comentários:

  1. É complicado.
    Na verdade é bom lembrar que a palavra Páscoa vem do hebraico Pessach que significa 'Passagem'.
    O que faz com que essa data tenha significados diferentes para os judeus e para os cristãos.
    Para os judeus significa a saída deles do Egito, dando fim a escravidão, ou seja, a 'passagem' do cativeiro para a liberdade.
    E para os cristãos é a ressurreição de Jesus, isto é, a 'passagem' da morte para a vida.

    Já o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro já foi derrubado há muito tempo pelos estudiosos.
    Segundo os cálculos e relatos bíblicos, se conclui pelo nascimento dele em algum dia entre os meses de abril e maio.
    Mas por que colocaram em 25 de dezembro?
    Pois nesse dia acontecia em Roma uma festa pagã caracterizada por muitos excessos (seria algo como o nosso Carnaval hoje em dia) e colocaram o nascimento de Jesus para "limpar" do calendário essas comemorações.

    Mas, independentemente das discussões sobre o dia exato, o que importa é que Ele nasceu, graças a Deus! hehe

    Até porque, dia de se comemorar nascimento e ressurreição de Jesus, dia dos pais, das mães, das crianças, dos namorados, etc, é todo dia.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Ah, e dia de se dar chocolate para os amigos é todo dia também.
    Se quiser comprar um pra mim, estou aceitando sem culpas ou remorsos hehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. é verdade.. e muito antes comomeravam por cerca de 15 dias em dezembro o 'renascimento do sol' antes mesmo da comemoração pagã em Roma, que era a passagem do inverno para o verão onde ajudava a agricultura e consequentemente o comércio.. como disse ai..

    Já a páscoa como você mesmo disse tem significados diferentes para Cristãos e Judeus, como temos um educação cristã crescemos acreditando que seja o dia da ressurreição de cristo. Mas como eu disse são data colocadas para melhor satisfazer o comércio.
    Nos apegamos muito a datas e esquecemos o real significados dela, não só no dia.. mas no ano todo.

    Você não disse que odeia chocolate? HASUHAUHAUSH

    ResponderExcluir
  4. Veja bem rsrs
    Não é que eu odeio chocolate.
    Eu não gosto de trufas e de chocolate amargo.

    Mas chocolate simples ao leite, eu me amarro.
    Aqueles com castanhas e amendoim, então.
    Hummmmmmmmm!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu também não concordo com essa idéia de fazer penitencias na semana santa, assim como não concordo com o fato das pessoas fazerem tudo errado toda hora e bancar de bonzinho em certas datas.
    Quanto ao OVO de chocolate eu adoro, mas entendo como estratégia de comercio compro a barra mesmo que vem mais chocolate e é mais barato, não faço questão de ser o ovo, só se for depois da páscoa “ na promoção.”

    Abraços..

    ResponderExcluir
  6. Mari e Bruno
    Ps: que orgulho desses meus colegas tão cultos..srrs

    ResponderExcluir
  7. husahusasauhsahuassahuhu gosto da pascoa também.
    È uma boa oportunidade de estar com a familia(e comer chocolate)ashuhsahusahusahuashuas
    bjooos *-*

    ResponderExcluir
  8. Ah, esqueci uma coisa que queria falar sobre a foto do texto, muito bem escolhida por sinal.
    Na Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus, vi as pessoas mostrando essas imagens de Jesus crucificado, coberto de sangue, chagas e feridas.

    Parece que Jesus não ressuscitou 3 dias depois da crucificação e apareceu em luz e vida diante de Maria Madalena, dos apóstolos, etc.
    Eu não sei como as pessoas conseguem orar diante de uma imagem do Cristo em estado de flagelação.

    "É para sempre lembrarmos do que Ele sofreu por todos nós", dizem.
    E o que nós estamos fazendo e sofrendo por Ele?
    Nada.
    Preferimos comer chocolate no dia de comemoração da sua ressurreição e dar/receber presentes no dia de comemoração do seu nascimento, esquecendo voluntariamente do que ele falou: "Se me amais, guardai meus mandamentos."

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. É verdade concordo com você, olha foi bem difícil achar uma imagem que integrasse as duas coisas, nem parecem ser a mesma data.. simbolismos diferente e etc.

    Eu sinceramente detesto lembrar de Cristo crucificado, ele passou 33 anos da vida semeando coisa lindas e benevolentes e a unica coisa que marcou foi sua trágica morte? E o seus ensinamentos?

    Outra coisa que não concordo," Ele sofreu por nós".. Nós é que o fizemos sofrer, nós com nossa ignorância e poder. Ele apenas cumpriu sua missão na terra, a que lhe foi destinada e deixou seus frutos. Os quais só mostra o quanto ainda somos ignorantes, vendo apenas o superficial.

    E como Jel mesmo disse, também adoro chocolate.. e sejamos realistas não é na Páscoa ou Natal que vamos nos tornar melhores se não buscamos isso o tempo todo. Não adiante essas datas são apenas comerciais por essa finalidade que foram criadas e postas em dias de maiores festas. Nunca vi ninguém comemorando o dia da árvore, dia do livro etc.

    Rai.. Comer chocolate é a melhor coisa que tem, e almoço em família nem se fala. HAUSHAUHS'

    Beeijos

    ResponderExcluir
  10. Semana Santa~ Só não se pode deixar de esquecer seu verdadeiro significado ;x


    ahhh e é claro que eu te sigooo ;D

    beijos ;x

    ResponderExcluir
  11. Disse tudo... Essas pessoas que se "transformam" em Quase anjos em certas datas Aff..
    Amo chocolate :D

    Obrigada pela visita em meu blog!
    Já estou te seguindo...
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Boa reflexão!!!!Os mandamento que nos foi passado por Deus, deve se cumprir sempre, e não uma vez no ano. Eu confesso que gosto dessa época, devido as comidas que rolam, e ao chocolate, mas nem por isso eu esqueço do significado.Em falar nisso....que vontade de comer chocolate! rsrsrs humm....

    ResponderExcluir
  13. Seu blog foi o achado mais incrível da minha manhã!

    Adorei o post, as imagens, o blog inteirinho, enfim... tanto que estou seguindo.

    Abraços apimetados, Cápsula de Pimenta
    ___________________________________________
    NÃO DEIXE DE DAR UMA PASSADINHA NO CÁPSULA!
    http://capsuladepimenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Bom, cada um encontra seu significado para a Páscoa.
    O meu além da ressurreição de Jesus, é celebração, é chocolate :)

    Beeijoooos

    PRIMEIRA VEZ QUE TE VISITO!
    QUER SER A PRIMEIRA VEZ QUE ME VISITA?


    www.cerejas-envenenadas.blogspot.com


    SEGUINDO, SEGUE TAMBÉM?

    ResponderExcluir
  15. ei psiu tem um espacinho para mim =[

    ResponderExcluir
  16. Olá minha linda, tenho um presente pra você no meu blog. Espero que goste!

    Passa lá:
    .
    http://verdadesquemeconvem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. vejo todo mundo dizendo tudo ! nem sobrou um espacinho para mim =[ cheguei tão tarde assim kkkkkk.


    continue se enpolgando!!! concordo em tudo com vc! a começar em mim, o sacrificiu de Jesus na cruz e seus ensinamentos o motivo pelo qual Ele veio ao mundo deve ser lembrado todos os dias! muito bem falado minha linda amiga =]

    ResponderExcluir
  18. Alex: Obrigada por seguir *-*

    Mari: Obrigada pela visita também, sempre que der estarei visitando. Também amo chocolate *-*

    Thay: Obrigada pelo comentário e concordo com você, melhor época do ano, fora o são joão .. nossa deu até fome *-*

    Cápsula de Pimenta: seu blog é lindo também, obrigada por seguir e estou seguindo também.beeijos ;*

    Danni: Também lembro muito da páscoa por causa dos chocolate, claro que é muito bom se pudermos lembrar de Cristo todos os dias. Beijos

    Jhoy você sempre tem o espaço que quiser no meu blog.. para fazer e dizer o que quiser linda *-*
    E com certeza está certíssima, não sou ninguém para julgar, mas acredito que essa seja a melhor atitude. Beijos linda ;*

    Saulo, lindo ameei o selinho vou colocar no meu também *-*

    ResponderExcluir
  19. Concordo com seu ponto de vista. A data é importante sim, mas o consumismo acaba por atrair a atenção das pessoas e fazer com que as mesmas acabem se interessando, de uma forma ou de outra pela comemoração. Ótimo post e parabéns pelo selo! Muito merecido! Estarei seguindo.

    ResponderExcluir
  20. Obrigada, por comentar e seguir.. vou dar um passadinha no seu taambém *-*
    Beeijos ;*

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e antes de tudo sejam bem vindos! *-*
Sintam-se a vontade para deixar opiniões, críticas...
Afinal esse Blog é para vocês;
- Seu comentário é muito importante, só assim saberei no que melhorar.
Beijos para todos ;*