sexta-feira, 13 de maio de 2011

"Quem me dera poder voltar atrás"

Quantas vezes você já se pegou pensando: “Quem me dera poder voltar no tempo e fazer tudo de novo.” Acho que todos nós queríamos esse poder, imagine viajar no tempo e conserta tudo de errado como no famoso filme: “Efeito borboleta” seria como nunca errar as escolhas, sem arrependimentos, sem magoas. Seriamos mais felizes? Ou será que faríamos errado de novo?
Imagine quantos problemas poderiam ser resolvidos com um ‘controle remoto’ mágico, tipo aquele do filme “Click”. Essa sempre foi uma vontade humana, inspirações de filmes e alvo de lamentações de indivíduos de todo o mundo, viaje no tempo e pense em algo que você se arrepende muito, que dói na consciência ai de repente aparece um gênio da lâmpada e te da à oportunidade de voltar no passado e mudar isso, você mudaria? Qualquer pessoa normal diria sim. ‘Sinceramente se você dissesse ‘não’, realmente só pode ser louco ou nunca sofreu do mal de consciência pesada. ’ Não quero dizer que essa seja a solução mais sensata e cá pra nós, não viaje tanto na ‘maionese’, pois tanto não é sensata que é impossível.


Parece papo de ‘avós’, mas é verdade e toda a aprendizagem? Se a partir do momento em que não há sofrimento, magoas e arrependimentos quem pode garantir que aprenderíamos alguma coisa? Lembra aquela frase que seus pais te falavam: “Quem não aprende pelo amor, aprende pela dor.” Eles deveriam ser mais claros e dizer: “Somos imperfeitos e aprenderemos com a dor, aceite isso.” Assim talvez cresceríamos mais realistas vendo o lado bom nas coisas que nos fazem sofrer, na prática é complicado eu sei, porém se assim tivéssemos crescido seria menos doloroso sofrer.


Fazendo uma volta ao tempo, pois muitas vezes não percebemos o quanto as historinhas ‘encantadas’ que nos contavam influenciam nossas vidas. Qualquer história que se preze tem uma mocinha indefesa (nós), tem um vilãozinho (o sofrimento) e o mocinho (o final feliz). Daí cria-se no nosso subconsciente: somos os mocinhos, consequentemente as vitimas atribuímos então todo o nosso sofrimento aos vilõezinhos (outras pessoas) os quais nos impedem de encontrar nosso final feliz. Tudo isso sem percebermos que nosso maior vilão somos nós mesmos, não o outro, como poderíamos aceitar que erramos se não podemos causar nosso próprio sofrimento (atribuído ao outro) e é isso que realmente acontece, somos vitimas de nós mesmos.
Por isso sofremos tanto com o passado, pois todos nós erramos, nos magoamos e causamos com isso nosso suplício. Ao não aceitar ser o causador da própria dor e inconformidade tem-se o desejo de voltar atrás e tentar consertar os equívocos, todavia são nossos padecimentos que nos fazem crescer, amadurecer e não cometer os mesmos enganos mesmo em situações diferentes, não valeria a pena consertar o passado se com isso não acertaríamos no presente, sendo então o presente no futuro mais um passado sombrio.

11 comentários:

  1. Verdade, ja quis varias vezes ter esse controle, mas penso que no final tudo daria errado de novo
    Lindo post marii
    bjos *-*

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, esse negócio de voltar atrás para consertar as coisas teria várias consequências, algumas delas bem inconvenientes.
    Primeiro porque o erro nos faz aprender.
    Pelo menos àquelas pessoas que se predispõe ao aprendizado, podem adquirir vasta experiência de acontecimentos como esses.
    O erro nos ensina o "como não fazer".

    E segundo, se você se lembra bem do primeiro Efeito Borboleta, toda fez que o cara voltava no tempo para consertar algo, disso saia um efeito positivo e outro negativo.
    Pois tudo na vida e nas nossas escolhas trás aspectos bons e outros não tão bons assim.
    É natural.

    Isso não quer dizer que não devemos nos arrepender dos erros que cometemos e que não devemos tentar consertá-los.
    Muito pelo contrário.
    Mas dai a voltar no tempo, é desnecessário.

    Hoje em dia existe uma frase muito em voga, inclusive que o Muriel adora usar: "Não me arrependo de nada que fiz, apenas daquilo que não fiz."
    Se você me diz ela eu te respondo simplesmente, que se você segue isso a risca, de duas uma:
    1. Ou você é tão perfeito ao ponto de nunca errar.
    2. Ou você é orgulhoso demais para admitir quando erra.

    Bem se vê que ela não é muito coerente.

    Sobre a perda dos seus textos, todo post meu eu deixo uma cópia salva no meu email.
    Faz isso também.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vocês, Bruno eu também discordo dessa frase.. É melhor arrepender-se e tentar mudar do que jamais adimitir um erro, fazendo-se de perfeito.
    Até porque pelo que eu creio essa frase é dita da boca para fora, todo mundo se arrepende de alguma palavra dita ou de alguma atitude tomada, "SOMOS IMPERFEITOS" cabe a nós aprendermos e não errarmos mais, mas se a partir do momento menciona-se que não há erro como pode não fazer o mesmo depois?


    É eu tenho uns salvos, mas como eu tinha postado eu apaguei.. e perdiir :/

    ResponderExcluir
  4. Errar faz parte da vida de todo mundo, são com os erros que a gente aprende as coisas da vida...! Mas um controle remoto de vez em quando não iria fazer mal a ninguém ,né? rss
    Beijos, bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  5. Quantas vezes me peguei pensando assim...

    http://garotas100teen.blogspot.com Participe de As Eleitas!

    ResponderExcluir
  6. Confesso que ja pensei nisso..
    mas tudo que acontece tem um motivo e nos ensina muito..

    lindo texto..
    amei..

    abraços..

    ResponderExcluir
  7. Certamente seria maravilhoso poder voltar atrás para rever certos atos.

    Mas como isso é impossível (por ir de encontro à Lei Divina), Deus nos dá a oportunidade de passar pela mesma situação depois, para então finalmente acertarmos...

    O "voltar no tempo" é nada mais, nada menos que reencarnar. Voltamos à carne não para viver as mesmas situações anteriores, mas viver novas situções parecidas com as anteriores. Nossa maturidade vai decidir de forma diferente com o passar do tempo.

    Bela reflexão o seu texto.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Estou seguindo o seu blog.
    Bjsss,
    Lenda

    ResponderExcluir
  9. ah é verdade,quantas vezes ja pensei varias vezes assim, que belo texto (como sempre né?) *-*

    www.caprichonomakee.co.cc . bjs

    ResponderExcluir
  10. Hello girl D:
    eu to com inveja de voce , eu ainda nao assisti esse filme õ/
    passa depois no meu blog , post novo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e antes de tudo sejam bem vindos! *-*
Sintam-se a vontade para deixar opiniões, críticas...
Afinal esse Blog é para vocês;
- Seu comentário é muito importante, só assim saberei no que melhorar.
Beijos para todos ;*