segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Capaz de descrever?

E quem é capaz de descrever?
A melodia do toque
O ditoso prazer de enlouquecer
Do delírio suave do bote

O passo da dança que faz chover
Sobre nós o acorde da vida
Encharcados do prazer
De viver dias de alegria
Antes mesmo do anoitecer

Seus olhos cheios de magia
Hipnotiza meu ser
Que acalma o meu existir
[...]
E quem é capaz de descrever?
A ânsia de te ver partir
Ainda antes de cada amanhecer.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

"Tem quer ser muito macho para ser homem atualmente."

Hoje mais do quê nunca o relação homem e mulher vem mudando o comportamento de ambos, as referências de masculinidade e de ser "homem" das quais conhecíamos vem caindo seus fundamentos e suas teorias, já que essas mudanças estão cada vez mais bruscas, dia após dia, assim como todo tipo de mudança, não diferente das outras, esses princípios vem causando um nó nas cabeças alheias. Afinal o que é ser homem no século XI?

Antes da conquista feminina dos diversos campos sociais e trabalhistas, quando a mulher não tinha independência financeira, nem emocional ser homem era exclusividade dos 'brutamontes', quanto maior o grau de rispidez, intolerância e ignorância mais 'macho' o homem era. Acostumado e adestrado para serem 'cães de briga' os homem pousavam e desfrutavam de sua total masculinidade de forma violenta e machista, sentido-se os donos da casa, os reis do mundo. Mas será isso masculinidade? Ou seria melhor 'animalidade'?

Assim que a mulher e o movimento feminista vai adentrando em espaços masculinos, cobrando e fazendo valer seus direitos por séculos e séculos de subordinação, sujeitas a porrada, gritos e ordens, a mulher sem dó nem piedade roubou literalmente todos os campos pertencentes apenas aos ditos cujos. Mudando a forma de pensar, muda-se também o comportamento interpessoal, deixando a cara da sociedade cada vez mais sensual, delicada e feminina. De tal forma que o espelho dessa conquista tem atingido cada dia a mais nas atitudes masculinas, mudando também a relação 'homem-mulher'. Com uma sociedade mais flexível e sensível ao mundo da mulher, o homens tiveram que rever seus comportamentos machistas e intolerantes.

No homem do século XI não há mais espaço para violência e brutalidade, já que papeis foram invertidos e homens também possuem responsabilidades domésticas e familiares, destinadas exclusivamente a mulheres em outros tempos, no momento em que elas foram a luta por sua independência e para contribuir com o pão de cada dia, eles tiveram que cuidar de filhos e do lar, desenvolvendo sensibilidades cada vez mais feministas. Assim como as mulheres dominam a forma de dividir-se para dar conta de todos os afazeres da sua rotina corrida, os homens precisam ser muito machos para dar conta dos mesmos afazeres, pois acabou os tempos do papel feminino restringir-se aos cuidados deles. Quer comida e roupa lavada? Contrata um empregada! 

sábado, 10 de setembro de 2011

'Cada Crise Com Sua Família'

Família é igual a problema, cada um tem o seu: Pai, mãe, irmão, tia, avó e porque não o animal de estimação? De problema para família a diferença é a quantidade, uns tem mais outros menos, difícil mesmo é calcular a intensidade desses. Tem família que tem problema, tem problema que é a família, impossível seria família sem problema ou problema sem família?

Todos têm uma família linda e imperfeita: pais e mães que brigam de baixo do mesmo teto ou que discutem a longa distância? Um, dois, três irmãos para fingir um ódio eterno ou mimado, solitário nas peripécias  infantis? Há famílias comandadas por avós super-protetores, por irmãos mais velhos responsáveis e mandões, porque não dois pais ou suas mães? Porém, família sem problema não existe.

Culpados pelas dores de cabeça e estresse excessivo são eles: os problemas, sejam eles financeiros, amorosos ou emocionais, capazes de enfraquecer e debilitar qualquer ser humano. E  de nós problemáticos o que seria, se não houvéssemos dentro de casa um seio familiar?  Que se define  por dar equilíbrio e força, por ser os alicerceis do homem, pois problemas sem a família seria tortura.

Seja qual for o problema da sua família ainda assim é a única capaz de minimizar os danos e transtornos causados por outros, transformando-os em meros imparces. Pois de nada adiantaria um família perfeita se ali não estivessem para tentar de alguma forma fazer-lhe sorrir diante dos dilemas da vida.

"Se estás rodeados de pessoas em que não há nada em comum, que não sejam os laços sanguíneos, pare e pense: algum motivo têm para que no mínimo haja respeito familiar entre vocês."

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

"Disse o Sábio"

Tão intrigado, agoniado
Perguntei ao sábio
“- Como vive um mal amado?”
Sussurrou sob os lábios

É ver o céu e não enxergar
O azul, encanto do mar
Despertar do dia, sem ouvir
A melodia do bem-te-vi

É noite sem luar
Nem estrelas a brilhar
Melancólico deitar
Dormir e não sonhar.
[...]
É viver
... Sem a esperança de amar