sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Self / Selfie

Boa tarde navegadores, faz um bom tempo que não escrevo por essas bandas, tenho a sensação de que os blogs perderam seus habitantes pela ânsia da explicação rápida, das opiniões formadas e das informações instantâneas, fomos substituídos pelos vlogs? Canais com milhares de inscritos chamam a atenção, travam batalhas de quem informa mais, quem zoa mais, quem brinca mais e usa mais palavras de baixo calão. Isso não significa que não assista, acho que é bom instrumento e que tudo é válido nessa terra ninguém chamada internet, porém o que me assusta é a elevação dessa exposição exacerbada.
Eis a sociedade do espetáculo, tudo torna-se motivo para mostrar e aparecer. William Shakespeare profetizou: Ser ou não ser, eis a questão. Mas ele não vivera o suficiente para ver seu pensamento transforma-se em: Ter ou não ter, eis a questão. Parece-me que ainda assim conseguimos chegar mais longe do que apenas clamar o ter, pois a frase 'melhor que ter é parecer ter' parece muito mais apropriada para nossa atualidade.
A Self tomara significado próprio - Selfie (Junção do substantivo Self e sufixo ie) um tipo de fotografia de si mesmo, autorretrato, mostra a independência das pessoas de se auto fotografar. Onde está a sua Self? O seu eu? Nos perfis espalhados pelas redes sociais. A isso foi minimizado a relação do homem com a sua Self - o seu eu interior, o seu eu verdadeiro. William James quando definiu a Self partiu de três experiências Básicas do homem: A consciência Reflexiva, que é o conhecimento sobre si próprio e a capacidade de ter consciência de si; A interpessoalidade dos relacionamentos humanos, através dos quais o indivíduo recebe informações de si; A capacidade do ser humano de agir.
Relacionando a sociedade atual cada vez mais individualista e imediatista, podemos observar a distância da noção de Self que temos, um sociedade que busca a aparência, maximiza a individualidade e prioriza a velocidade, percorre o oposto do encontro de si mesmo. 
"O homem conhecem tudo, todas as teorias, todas as ciências, menos seu próprio eu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e antes de tudo sejam bem vindos! *-*
Sintam-se a vontade para deixar opiniões, críticas...
Afinal esse Blog é para vocês;
- Seu comentário é muito importante, só assim saberei no que melhorar.
Beijos para todos ;*