terça-feira, 2 de novembro de 2010

Cadê a tal Ética?



Ouvimos tanto falar da Ética... Mas cadê ela afinal?
Em qualquer lugar que vamos devemos seguir normas, padrões para melhor se adequar numa sociedade. A ética é esse conjunto de valores morais e princípios com base históricas e culturais mantendo um equilíbrio social para que nenhum dos lados saia prejudicado. Na teoria funciona muito bem, já na prática...
Todos nós temos em nosso consciente ou inconsciente um principio básico da ética, sabemos o limite de algumas coisas ou até como se comporta diante de alguns acontecimentos. Porém não é isso que vemos na sociedade atual, perdemos os valores éticos. Não existe mais uma base moral na educação, alunos não respeitam mais professores, filhos não respeitam mais seus pais, onde vamos parar? Sinto falta do tempo em que se respeitavam os mais velhos.
O capitalismo está lacrado em nossas vidas, sabemos que nosso valor está no que temos e não no que somos que só com poder aquisitivo podemos ter o reconhecimento dos outros e é o que todos querem: fama {reconhecimento} e dinheiro {prestígio}. Isso nunca mudou o que mudou foi à forma de conseguir, não se respeita mais o próximo para chegar ao objetivo tão desejado, não é o que dizem: "o fim justifica os meios". Hoje a ética não é mais um compromisso do cidadão é uma qualidade que poucos têm.
Vamos resgatar esses princípios morais que se perderam, vamos melhor educar nossos filhos. Pois a pergunta não é: Qual o mundo que vamos deixar para os nossos filhos? Mas: Quais os filhos que vamos deixar para o mundo? Pense bem. 

Um comentário:

  1. O conceito de ética é complicado mesmo.
    O que é ético em um país, não é ético em outro; o que é ético para uma cultura, não é ético para outra.

    Mas resumindo o conceito de ética ao "bem proceder na sociedade", realmente sinto muita falta dela.
    É o que o brasileiro Rui Barbosa falou certa vez: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."

    Cabe a nós a, mesmo no meio do vício e da vulgaridade, perseveramos na atitude ética, mesmo incompreendidos, mesmo ridicularizados.
    Porque ser bom quando todos são bons é fácil; mas manter a bondade quando tudo conspira contra, aí está o verdadeiro mérito que devemos buscar.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e antes de tudo sejam bem vindos! *-*
Sintam-se a vontade para deixar opiniões, críticas...
Afinal esse Blog é para vocês;
- Seu comentário é muito importante, só assim saberei no que melhorar.
Beijos para todos ;*