domingo, 30 de janeiro de 2011

Espiritismo;

Resolvi abrir um espaço aqui para aquilo que faz parte da minha vida, no que eu acredito! Antes de tudo minha fé em Deus vai além de qualquer religião, mas que em forma de conhecimento o "espiritismo" foi o que me deu as respostas necessárias para minha evolução e que tenho muito a agradecer a todos que me rodeiam nesse meio espiritual.
Cada vez mais o espiritismo tem sido visto como religião, o que pode vim a ser motivo de discussão já que é também compreendida como uma filosofia de vida! Mas nada disso importa. O que quero constar é que hoje o espiritismo tem tido muitas divulgações, como temática de novelas, filmes etc. tornando-se alvo de curiosidades e de muitas crenças errôneas, já que não podemos cobrar uma unica forma de entendimento sobre seus ensinamentos! Mas para tudo tem seu lado positivo, por muitos anos ser espírita era motivo de arder no fogo do inferno ou como já me disseram varias vezes " coisa de maluco " e com a divulgação da mídia atiçou a curiosidade da população, creio que nunca ouve tempos em que centros espíritas tiveram tantas visitas o que é realmente muito bom, podemos crer que estamos evoluindo! Porém certas pessoas esperam muito, acreditando que tudo pode ser resolvido num centro espírita, que os maiores motivos de desordem e confusões também domesticas são por pura influências espirituais.. sem saber que somos os maiores culpados por essas influências em nossas vidas estando na mesma sintonia de espíritos zombeteiros e sombrios.
Podemos perceber o que mais se ver são pessoas que se dizem espíritas sem saber a grande responsabilidade que carrega nas costas "quanto maior conhecimento, maior a responsabilidade", sem terem ao menos atitudes exemplares já que possuem melhores esclarecimentos sobre as leis divinas e suas obras. Afinal todo espírita tem  pelo menos que saber a lei do retorno.. onde há uma justiça maior, nenhuma ação deixa de ter uma reação. Onde prevalece o velho ditado " colherás aquilo que plantou ".
Ou seja não é tão fácil como parece, ser espírita não é frequentar um centro, é levar esses ensinamentos para sua vida e tentar compreende-los cada vez mais. Não basta saber o que está escrito tem que vivenciar tudo aquilo, é ter a consciência que você é humano imperfeito e tentar corrigir seus erro e não se lamentar e continuar errando.
O espiritismo é muito amplo e complexo em seus ensinamentos, você jamais saberá tudo ou mais que alguém,   muito menos será pior que os outro. Não se julga a evolução de ninguém, apenas Deus sabe o patamar evolutivo de cada um! Só resta melhorarmos nossas atitudes  , pois " Fora da caridade não há salvação" - Allan Kardec.

8 comentários:

  1. Eu realmente acho muito positiva essa maior divulgação que o Espiritismo está tendo atualmente através da mídia.
    Como disse Emmanuel pelo Chico Xavier: "A maior caridade que podemos fazer para a Doutrina Espírita é a sua divulgação."

    Mas devo confessar algo: eu sinceramente sinto falta daquelas pessoas que eram espíritas de verdade e não por uma moda.
    Eu conheci pessoas que ao travar conhecimento com o Espiritismo eram tomadas por um entusiasmo imenso, como se aquilo fosse o que elas sempre procuraram durante toda a vida e que finalmente haviam encontrado.
    Havia um fogo interno, uma sede por estudos, por conhecimento.

    E hoje em dia há um grupo de espíritas "convertidos"por filmes e novelas, e que, como você mesmo disse, não sabem a responsabilidade que têm e muito menos a profundidade que o Espiritismo possui.

    Antigamente quando uma pessoa que não tinha religião e era perguntada sobre isso, dizia: "Sou católica."
    Hoje em dia a resposta mudou: "Sou espírita."

    A divulgação é positiva, sem dúvidas, não sou contra ela.
    Muitas pessoas, ao verem essas novelas, procuram estudar e saber mais.
    Mas o problema é os leigos verem as novelas e acharem que aquilo é Espiritismo.
    A pessoa morre e fica em cima de uma nuvem conversando... uma abordagem bem pueril da coisa e que não corresponde à realidade.

    Outro ponto a ser abordado: essas novelas da Globo NÃO são espíritas.
    Elas possuem conceitos de reencarnação, vida após a morte e mediunidade, mas não são espíritas.
    Pois os conceitos de reencarnação, vida após a morte e mediunidade não são propriedades do Espiritismo e nem nasceram com ele.
    O Espiritismo nasceu no dia 18 de abril de 1857 com o lançamento em Paris do Livro dos Espíritos.
    A reencarnação, vida após a morte e mediunidade são conceitos que existem desde as mais recuadas civilizações e culturas. Existem desde priscas eras.
    O Espiritismo apenas os pegou e deu um sentido ético e moral, de acordo com o nosso atual estágio evolutivo.

    E sobre sua fé em Deus ser além de qualquer religião, tem uma frase de Carl Gustav Jung sobre isso que eu gosto muito: "Tudo o que aprendi levou-me, passo a passo, a uma inabalável convicção sobre a existência de Deus. Eu só acredito naquilo que sei. E isso elimina a crença. Portanto, não baseio a Sua existência na crença: eu sei que Ele existe."

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Pois é.
    O maior exemplo que o espírita deve dar é a conduta pautada nos ensinamentos de nosso Mestre Jesus. Realmente podemos notar que ser espírita virou "modinha" e que a grande maioria sequer busca vencer suas más tendências, que, inclusive, é como se reconhece o verdadeiro espírita.

    Tenho inúmeros exemplos de amigos e amigas que assumem o Espiritismo como crença mas continuam maledicentes, não perdem a oportunidade de julgar outrem, ou estão com a boca cheia de palavrões, etc.

    Tudo bem que não sou perfeito e não posso julgá-los, mas se realmente adotaram a crença espírita como direcionamento na Vida que, pelo menos, tentem mudar seus conceitos e hábitos mundanos...

    Do contrário, podemos prever o que acontecerá com o Movimento Espírita, pois o mesmo aconteceu com o Catolicismo. Dantes, quando perseguidos, os cristãos eram unidos, amáveis, responsáveis e caridosos. Após a popularização, a Igreja cometeu diversos desatinos que marcaram a história.

    Espero que a popularização espírita não cultive os quadros que presenciamos diariamente, com doutrinadores espíritas celebrando casamentos de "espíritas", com programas de rádio de extremo mau gosto, recheados de ironia e sarcasmo, livros supostamente recebidos mediunicamente, com teorias e fatos absurdos no mundo espiritual, contradizendo sutilmente a codificação para minar suas bases, além da extrema falta de caridade no trato com os mais necessitados.

    Não queria dar uma visão pessimista do Movimento, mas infelizmente é a realidade que vislumbro, com suas excelentíssimas exceções, óbvio. Que, nós, portanto, possamos ser essas exceções, levando a verdadeira mensagem espírita para aqueles que a buscam, desinteressados dos valores materiais.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. E por que essa imagem no do triangulo que parece "o olho que tudo ve" o olho de lucifer, isso quer dizer que os espiritas sao demonios disfarcados?

    ResponderExcluir
  4. Quanta maluquice né? Imaginação fétil até demais, isso é um triangulo que forma as bases do espiritismo no mundo! SE vc não percebeu isso é o planeta TERRA e não um olho!

    ResponderExcluir
  5. jbdasilvaso@yahoo.com.br25 de novembro de 2011 às 16:23

    E´; é muito importante, ver pessoas refletir sobre a vida. Chegaremos à um tempo, não muito distante em que a humanidade se despertara para o sentido do que é na concepção mais ampla,"justiça",sob a ótica do espirito.E então,quando acordar para isto, ver que a diferença entre um ser e outro esta fundamentalmente embasado na bagagem de experiencia adquirida; Então teremos neste ponto encontrado o verdadeiro sentido da humildade. Destino de todos nós. tiau. jb. ate um dia...

    ResponderExcluir
  6. Muito gostaria de ser espirita,preciso de paz interior e estou buscando, a visão dos espiritas me fascina e me encanta!! beijos

    ResponderExcluir
  7. O espiritismo e a verdade que ilumina o mundo.Da escuridao do ego humano.Porque quando alimentamos o espito com preces e oraçoes,estamos na luz.Mas quando alimentamos a carne com praseres terrenos estamos na escuridao.MAXCABELERA

    ResponderExcluir
  8. Como trazer. Umha pessoa amda. Di. Volta

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e antes de tudo sejam bem vindos! *-*
Sintam-se a vontade para deixar opiniões, críticas...
Afinal esse Blog é para vocês;
- Seu comentário é muito importante, só assim saberei no que melhorar.
Beijos para todos ;*