quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Ciúmes

Sentir ciúmes é normal? Para muitos não só normal como é frequente esse sentimentos em diversas formas de relacionamento. O ciúmes por assim dizer é inato a natureza humana, por sermos apegados a matéria e sentir-se proprietário das coisas esse sentimento é bem comum entre nós. Ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade."
Ele manifesta-se em todas as relações dependendo da frequência e intensidade, mas podemos distingui-lo por inocente ao possessivo, os quais podem prejudicar não só a pessoa que o sente, mas também aquele que é alvo de ciúmes possessivo.

Temos então o ciúmes inocente que é aquele que todos sentimos, um sentimento inato a nossa natureza, por mais que digamos que não somos ciumentos, todos já passaram por cenas de ciúmes ou já foi alvo de um, então temos aquele que quando amamos uma pessoa e ela representa muito para nós, da qual temos uma relação plena e harmoniosa é normal nos sentirmos ameaçados quando aparece alguém que possa pôr em risco essa relação, ou quando imaginamos essa pessoa longe de nossas vidas. Como no caso de um homem que sente ciúmes ao ver  a sua namorada, esposa, etc sair sem ele e extremamente bonita ou com roupas curtas e decotadas. E no caso da mulher que sente-se ameaçada ao ver seu namorado, esposo, etc conversar com outra. Ou aqueles de mãe para filho e vice versa; de amigas e amigos , etc.
Por isso dizer que ciúmes é sinal de amor, o amor carnal sim. Temos impregnados esse amor que entrelaça um corpo ao outro, sentindo o desejo de posse ou o sentimento de propriedade pela pessoa.

O ciúmes intermediário que é aquele que a pessoa sente-se ameaçada com qualquer tipo de acontecimento, logo ela procura e investiga qualquer sinal que seu companheiro possa esta fazendo longe de suas vistas, muitas vezes promove discussões e discórdia entre o casal, são pessoas que exageram em todas as emoções ligadas ao seu ou sua amada(o), tentando afasta-lo de amigos principalmente do sexo oposto, levando ao segundo estágio que é de tentar impedir-lo de sair sem sua companhia.

E por fim temos o ciúmes possessivo que é aquele do qual a pessoa senti-se totalmente dependente do amor do outro, colocando-a em primeiro plano para tudo, transformando o amor em obsessão. Perturba-se  só de imaginar dividir o objeto amado com qualquer outra pessoa, desde mãe, pai, irmão, amigo, entre outros. Causando um verdadeiro inferno na vida do casal e o sofrimento do companheiro(a) ao querer rastrear e saber todos os passos dados por ele(a), tentando também chegar ao controle absoluto sobre essa pessoa, se isso não acontecer pode levar a agressões físicas e verbais.
"Como tudo na vida em exagero leva ao lado negativo é assim também com o ciúmes. Precisamos controlar nossos sentimento, afinal se somos nós que os sentimos temos que nos diferenciar dos animais e limita-lo quando necessário."

3 comentários:

  1. É, ciúme é uma coisa complicada.
    As pessoas costumam dizer: "Em todo amor há uma pitada de ciúme."
    É muito bonito... mas é mentira.

    Quando há o ciúme pode haver amor, claro... mas não tem nada a ver uma coisa com a outra.
    Uma coisa não depende da outra.

    O ciúme é um fenômeno psicológico de insegurança.
    Quando eu não tenho uma auto-estima muito firmada, eu não acredito que alguém seja capaz de me amar.
    Quando alguém me ama eu duvido, pois eu acho não mereço.
    Então eu tenho ciúme e envolvo a pessoa de tal forma a não perdê-la.

    Todo mundo já teve episódios de ciúmes, é natural.
    Afinal, ainda tão temos uma segurança pessoal e emocional totalmente estabelecida.
    Mas esforço-me para permanecer vigilante quanto a isso.

    Quem ama confia no outro.
    Se estamos com uma pessoa na qual não confiamos, é um relacionamento que não vale a pena.
    Pois quando temos que vigiar uma pessoa, ficar de olho nela o tempo todo, para que ela não nos traia, ela demonstra que não merece nosso amor.
    Vamos viver ansiosos, inquietos... ao contrário do verdadeiro sentimento de amor que trás paz, alegria e tranqüilidade.

    Ademais você pode vigiar a pessoa, mas não pode vigiar os sentimentos dela.
    Sentimento a gente honra com a confiança.
    Se a pessoa prova não merece, o problema é dela.

    Eu tive uma namorada extremamente ciumenta.
    E era curioso, pois ela era mais velha do que eu, acho que era daí que vinha o ciúme.

    Quando ela me falava alguma coisa, eu dava cortadas memoráveis nela:
    "Como assim? Você acha que eu sou um homem promíscuo? Me respeite, pois não sou o tipo de homem que tem uma namorada e fica de olho em outras mulheres na rua. Você acha que sou espírita de fachada, que no Centro usa uma máscara de menino bom e na rua se comporta com vulgaridade? Me respeite, pois não sou assim."

    Ela ficava calada.
    Bem se vê que não estou mais com ela...

    Temos que ficar mais vigilantes quanto a isso, nos valorizarmos, termos mais auto-estima e usufruirmos o amor no que ele tem de melhor, de forma mais madura, não o maculando com conflitos psicológicos de insegurança.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ciume eh msm uma coisa que todos sentem, mesmo um pouco, mais entem. Gostei do textoo
    bjss ;**

    ResponderExcluir
  3. Queria sentir ciumes normal pra variar um pouco rsrsrs
    Adorei.. é bom encontrar pessoas com conteudo na net... To te seguindo já ...
    :**

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e antes de tudo sejam bem vindos! *-*
Sintam-se a vontade para deixar opiniões, críticas...
Afinal esse Blog é para vocês;
- Seu comentário é muito importante, só assim saberei no que melhorar.
Beijos para todos ;*