quarta-feira, 30 de março de 2011

Par perfeito, existe?

Hoje estive vendo um site sobre relacionamentos, ele funciona como uma espécie de perguntas e respostas, claro que todas respondidas por psicólogos aptos a tirarem duvidas e melhor aconselhar os que assim precisam. É incrível como a questão do amor, paixão, afinidades, par perfeito, relacionamentos, etc. afeta tanto as pessoas em geral.
Quem já sofreu qualquer tipo de decepção amorosa vai entender muito bem o que estou dizendo, varias vezes provamos toda a nossas forças e coragem ao enfrentar barreiras no dia a dia, mas é inacreditável como somos vulneráveis aos assuntos românticos, como sofremos profundamente. Relata-se que muitos casos de depressão ocorrem por amor não retribuído, traição, termino, entre outros.
Esse deveria ser o assunto com menos duvidas já que é tão manjado não é mesmo? Crescemos ouvindo histórias, adolescemos achando que somos "expert" em nos apaixonar, viver e agir num relacionamento, envelhecemos acreditando que somos experientes e que já vimos e vivemos tudo sobre amor e mesmo assim nunca conhecemos o suficiente. Volta e meia somos pegos de surpresa, descobrimos algo novo ou vivemos novamente o que foi esquecido... Ai bate aquele desespero, aquela insegurança.

Perguntam então se existe par perfeito, será mesmo que existe? As vezes levamos ao pé da letra aquela historinha de metade da laranja sem percebermos que somos felizes não com os que se encaixam em nós, em termos sociais, culturais, conhecimentos, etc. e sim aqueles que temos mais afinidades e melhor sintonia, afinal é normal encontrar em vida pessoas afins, porém algumas vezes não almejam as mesmas coisas, não estão na mesma sintonia ou vice versa.
É preciso encontrar um equilíbrio para se viver bem em dois, pois todos sabem o quanto é difícil esse papel, porém necessitamos totalmente da convivência e nada melhor que torna-la saudável.

Outro tópico bem questionado é fato de que muitos homens ou mulheres durante algum tempo de relacionamento vem a perder o interesse e acabar o "encanto". Talvez seja o mais normal quando se tem o desgaste e o fim da relação, isso pode vim a acontecer com qualquer que seja o casal, é de grande valia ressaltar que quanto mais os cônjuges se conhecerem, maior as possibilidades de dar certo e para isso acontecer é necessário que o dialogo esteja sempre presente na vida dos dois. Além de investidas fora da rotina, percebendo o quanto pode ser divertido momentos fora do dia a dia,  reforçando a aliança de confiança e amor.


"Não existe formula exata, ninguém pode afirmar teorias que sejam completamente eficazes nesse jogo que é amar, porém certas coisas precisam está presentes em qualquer que seja a relação entre pessoas como o respeito e a confiança. E que todos em vida possam sentir a perfeição que é amar e ser amado, que ao menos uma vez saibam o significado do amor, sentido-o na pele."

14 comentários:

  1. Por que nós somos vulneráveis nos assuntos referentes ao amor e relacionamentos?
    Por que pessoas passam por grandes provas e desafios com coragem, mas sofrem desesperadamente por uma desilusão amorosa?

    Simplesmente porque nós não sabemos amar.
    Essa é a resposta.

    O nosso conceito de amor é:
    - A pessoa tem que viver em função de mim e de meus interesses, necessidades, desejos;
    - A pessoa tem que pensar em mim o tempo todo;
    - A pessoa só pode se divertir se for comigo;
    - Nós sempre temos que estar com a razão em tudo, independente da opinião do outro;
    - Nós sempre temos que ter todas as nossas expectativas amorosas supridas pela pessoa;
    - Nós temos que ser sempre agradados em todas as coisas;
    ... e etc, etc.

    É como diz aquela frase que sempre falo: "Nós vivemos tanto em busca da pessoa ideal para nós, que esquecemos de nos perguntar se seremos a pessoa ideal para a pessoa quando ela chegar."

    Nós não sabemos amar da forma correta.
    E nisso eu me incluo também.

    Apesar de ser um grande admirador dela, e de entender perfeitamente o que ela quis dizer com isso, eu não concordo quando Madre Teresa de Calcutá disse a famosa frase dela: "Amar até doer."
    Não concordo nem um pouco, embora compreenda a intenção que ela quis passar.
    O correto é: Doer até aprender a amar direito.

    E nisso é indispensável o diálogo.
    Casais não conversam quando um faz algo que incomoda o outro, e diz que é por amor, para não perturbar o relacionamento.
    Pois bem. Essas pequenas coisas que incomodam e que não são dialogadas vão se acumulando uma sobre as outras e, no futuro, uma simples toalha molhada deixada em cima da cama é motivo de separação.
    A causa foi a toalha? Claro que não.
    Mas todas os pequenos fatos não trabalhados com naturalidade e que foram se acumulando como uma bola de neve por um longo tempo.

    Par perfeito?
    Não sei se existe.
    Afinal não há ninguém que seja 100% igual ao outro.
    Mas acho realmente indispensável se ter algumas coisas em comum, determinados interesses que caminham para o mesmo lado, uma sintonia mínima de ideais...

    Algo importante para mim é me sentir bem ao lado da pessoa.
    Me sentir à vontade e confortável...

    Mas sei lá...
    Estou afastado faz tanto tempo dessas coisas por outras prioridades.
    Quem sabe!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. amei o o seu post parabens , nunca pensei dessa maneira !!!
    continue assim ,vc lrva muito jeito para a escrita !!!!
    Deus baençoe sua vida!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Bruno essa sou eu, que descrição tão fiel:


    O nosso conceito de amor é:
    - A pessoa tem que viver em função de mim e de meus interesses, necessidades, desejos;
    - A pessoa tem que pensar em mim o tempo todo;
    - A pessoa só pode se divertir se for comigo;
    - Nós sempre temos que estar com a razão em tudo, independente da opinião do outro;
    - Nós sempre temos que ter todas as nossas expectativas amorosas supridas pela pessoa;
    - Nós temos que ser sempre agradados em todas as coisas;

    Sou casada a cinco anos e nesse tempo que estamos juntos desenvolvemos uma sintonia tão perfeita que é quase como se fossemos um só!
    Mas tem um porem, eu sou a tipica egoista que você descreveu, e isso claro que dificulta tudo.
    Ele não! é calmo e nada egoista, claro que tem um ciume dificil de aturar, mas sei contornar a situação.
    Quero tanto mudar essa minha cabeça, amar de verdade sabe!
    Lembra da carta de S. Paulo aos Coríntios:

    O amor é paciente, é bondoso; o amor não é invejoso, não é arrogante, não se ensoberbece, não é ambicioso, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda ressentimento pelo mal sofrido, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

    Era assim que eu queria amar,mas amor assim, não sei se existe!

    Quanto ao par perfeito, não acredito muito na história de que existe por ai a tampa da minha panela rsrsrs...
    Acho que quando agente ama, mesmo esse amor egoista! agente vai se moldando a medida um do outro, são pequenas coisas que fazem uma enorme diferença.

    BJS

    ResponderExcluir
  4. Mari! Concordo com vc no que diz respeito ao casal ter que se conhecer bem. Aconteceu comigo de eu ter sofrido muito por uma pessoa com quem quis ter um relacionamento perfeito, mas eu nao a conhecia bem, nem ela a mim, e decidimos mesmo assim morar juntos! Depois de seis meses sofridos de convivëncia, as coisas foram se ajeitando, com paciëncia é claro, mas tb, se tivéssemos pensado mais antes, talvez nao tivéssemos nos ferido tanto. É essencial que o casal se conheca antes, pra evitar justamente, a desilusao de que, realmente, príncipes e princesas estao lá nos livrinhos de história, e, que na vida real, estamos nós, seres imperfeitos tentando encontrar no dia-a-dia, uma maneira feliz de saber conviver...

    ResponderExcluir
  5. Bruno: É verdade, amamos errado e acredito que cabe a nós percebermos isso e tentar mudar.. porq tudo que não nos faz bem é preciso ser mudado, não sei se é possível amar alguém com tanta pureza já que duas pessoas iguais é impossível de acha, com isso acho que se cada um melhorar um pouco as coisas vão se encaixando perfeitamente.

    Eu por exemplo ainda me sinto egoísta no termo que você citou ai: - A pessoa só pode se divertir se for comigo;
    ainda carrego isso, os outros não é tão presente assim em minha vida, mas esse me corroe. Claro que eu deixo ele sair com os amigos, mas ir pra festas nem pensar.


    Ana Paula: Obrigada floor *-*

    Angel: concordo com você também não acredito muito nisso, porém vale ressaltar que realmente há momentos em nossa vida em que a pessoa parece se encaixar perfeitamente em sonhos, objetivos, nas afinidades e sintonia em geral.


    Luiza: Que bom que vocês conseguiram é tão bom saber que um casal apesar das dificuldades de se viver em dois conseguiu superar essas barreiras.
    Não digo que um casal que não se conheça não possa dar certo, porém é muito mais complicado e muitas vezes 1 acaba sofrendo mais que o outro. Mas como vc demonstrou é preciso querer mudar.
    Felicidades pra vocês *-*

    ResponderExcluir
  6. Lindo texto mari, todo mundo tenta achar sua metade mais sera que ela exiate msm? ficamos tentados sempre pelas pessoas erradas
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Amar é deixar o outro livre para florescer com suas potencialidades. O que na verdade as pessoas querem não é relacionamento, mas possuir o outro, porque no fundo as pessoas estão vazias e você possuindo o outro se sente mais seguro pode fingir ser o que não é.O relacionamento verdadeiro só é possivel entre duas pessoas realizadas com luz propria onde um não dependa do outro, nem emocionalmente,nem financeiramente,onde um não precise da luz do outro para viver.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Memorável comentário, André Miranda.

    ResponderExcluir
  9. ótimo comentário André concordo com tudo que você disse ! Perfeito.

    ResponderExcluir
  10. Nossas seus Textos são realmente lindos! Amei de verdadee é obrigada por me seguir, e adorei que vc gostou do meu cantinho fico feliz.Ja estou seguindo e voltarei mais vezes.Beijos

    ResponderExcluir
  11. O Bruno Gomes falou e disse...
    Depois venho aqui com mais tempo para relatar sobre esse assunto, onde, eu sempre acreditava em pares perfeitos! Hoje são outras histórias! rsrs

    Mil Beijos Linda Floor. Obrigada por seguir!
    Estou seguindo Também!

    Sucesso!

    Mil Beijooos!

    ResponderExcluir
  12. Ta certoo floor, volte sempre e sinta-se a vontade *-*
    Quero realmente ler seu relato. rs
    beeijos ;*
    obrigada por seguir :}

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o post... Realmente esse tal de "Rotina" pode prejudicar o relacionamento. Parabéns pelo texto. Eu também escrevi um que complementa o seu texto. http://decolandocomamor.com.br
    Entra lá pra conferir!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e antes de tudo sejam bem vindos! *-*
Sintam-se a vontade para deixar opiniões, críticas...
Afinal esse Blog é para vocês;
- Seu comentário é muito importante, só assim saberei no que melhorar.
Beijos para todos ;*