sexta-feira, 8 de abril de 2011

Tragédia no Rio e de quem é a culpa?

Tenho recebido muitos recados, comentários e mensagens mostrando o quanto a população ficou indignada com a tragédia na Escola Municipal Tasso da Silveira no Rio de Janeiro,  por volta de 22 crianças foram feridas e 12 foram levadas a morte por um atirador, que havia estudado no mesmo colégio tempos antes, informações indicam que ele antes mesmo de entrar na escola havia disparado tiros em crianças que se dirigiam ao local. É realmente medonho o que aconteceu, eu sinceramente fiquei assombrada e muito triste em ver a realidade que vivemos atualmente.

Ouvi então uma entrevista com governador do Rio de Janeiro, que se comprometeu : "(...) a dar apoio a sociedade e a família das crianças  que foram vítimas desse 'animal'(...)" . De principio até concordei com ele, porém me peguei pensando: agora que acontece a tragédia ele vem apoiar? Porque não houve métodos para evitar isso? Daí então podem vim a me perguntar: " Mas como iam impedir a passagem de um ex aluno no colégio? " de fato muito improvável esse controle, mas como já sabemos alunos em vários colégio e escolas públicas são revistados para que não haja o perigo de carregarem armas, mas quando se trata de um adulto não há ninguém para revistar? Cadê o policionamento prometido nos colégio públicos? Ninguém lembra! E então me pergunto, de quem é a culpa? Essa é a oportunidade dos superiores taparem os olhos da sociedade e colocarem culpa apenas no assassino, citado como "ANIMAL" no discurso do governador. Me pego refletindo o tanto de imposto que pagamos  comparados até a países de "primeiro mundo", e não temos nem metade do planejamento social de um país qualquer em relação ao nossos impostos.
Então faça-se a seguinte pergunta, se esse "ANIMAL" como assim é tratado fosse submetido a tratamentos psicológicos, teríamos perdido 12 crianças agora? Sinceramente acredito que não, mas como ele é apenas da classe pobre, ele é marginal e assassino. Eu então pergunto ao querido Governador do Rio: "Cadê o planejamento de psicólogos ao alcance da sociedade que não possui condições financeiras para tal tratamento?; Ou melhor, lembra do discurso em que todos os colégios e escolas deveriam ter acompanhamento de profissional, de um psicólogo?" Pois é , agora fica pousando de bom moço e jogando a consequência  no pobre ANIMAL, não é verdade?
E ainda pior já tem pessoas que querem colocar a culpa na religião, dizendo que o tal participa de uma seita Muçulmana (se não me engano) sendo que suas palavras pareciam muito mais cristãs na carta deixada por ele. Durante todos os tempos a religião vem fazendo vítimas pelo mundo com seus seguidores fanáticos independente de qual seja, não é agora que vamos achar que isso é coisa nova ou colocar a culpa apenas nela né?

Longe de mim minimizar a culpa do assassino, não é essa a minha intenção, mas é importante refletir que essa é a resposta da sociedade que vivemos, não há estrutura, base educacional, nem moral para impedir tais acontecimentos... Acredito que seria apenas questão de tempo para que isso acontecesse. Precisamos exigir métodos para evitarmos isso, cabe a nós não deixarmos taparem nossos olhos para a real causa dessa tragédia.

10 comentários:

  1. Isso em fez recordar o plebiscito em 2005 sobre o desarmamento, quando nós fomos às urnas votar esse tema.
    A pergunta era essa: "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?"

    Resultado:
    63,94% rejeitaram a proposta para o fim do comércio de armas.
    36,06% votaram a favor da proposta.

    Dessa forma, a própria população brasileira concordou que armas deveriam ser vendidas a civis, correndo o risco delas caírem em mãos erradas.
    Agora a própria população é vítima de si mesma e das próprias escolhas.

    É lamentável realmente o ocorrido.
    Quem está livre disso, de entrar alguém atirando para todos os lados no lugar onde estamos?

    Oro pelas crianças indefesas, que possuíam toda uma vida pela frente.
    Mas devo confessar que tenho muito mais compaixão pelo assassino.
    Pois nesse exato momento, tenhamos certeza de quem está em pior situação é ele.

    As crianças quiçá resgataram faltas pretéritas, o que obviamente não justifica o ocorrido.
    Mas ele acabou de entrar em tortuosos caminhos espirituais, como homicida e suicida, que deverá expiar a base de muitas lágrimas e duras e dolorosas penas.

    O discurso da carta dele também foi muito confuso e incoerente.
    Ele pediu para que um fiel servo de Deus o visitasse na sepultura pelo menos uma vez para pedir perdão pelo que ele fez.
    Ora, se ele solicitou isso, é porque ele sabia que o que ele fez era errado; caso contrário não necessitaria pedir perdão.
    E se sabia ser errado, por que o fez, em se auto-considerando uma pessoa pura e servidora de Deus?

    Bem se vê, com os argumentos acima, que era alguém com transtornos de variada ordem.

    Continuemos orando pelas crianças e pelas suas famílias.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, excelente post! Nos faz indagar realmente aonde esta o erro. Em uma sociedade como a nossa, onde recentemente uma maioria veio a conquistar alguns direitos basicos para viver com um pouco mais de dignidade, nao devemos fechar os olhos num momento horrivel como esse que atingiu esta Escola, para uma serie de acontecimentos que certamente sao anteriores ao fato em si. `E inadmissivel que as autoridades agora venham a deturpar, atraves de palavras como 'Animal', a sua responsabilidade para com os fatos. Concordo com a Mari, nao podemos deixar que os orgaos responsaveis pela protecao de nossas criancas, agora venha discursar que tudo nao passou de uma tragedia. Como um sujeito, dado como perigoso por seus proprios familiares, segundo os meios estao dizendo, e que passou por diversos tratamentos e profissionais, devido a sua declarada psicose, estava convivendo em meio social ainda? Quem foram os responsaveis que viram que ele ja nao andava bem da cabeca e dizia aos sete ventos que mataria alguem, e cruzaram os bracos? Quem sao os organismos responsaveis em nosso Pais, pelo controle de aquisicao de armas? Como pode uma escola publica da periferia do Rio, nao ter um guarda na porta de entrada? Por que as instituicoes psiquiatricas publicas estao no limite do abarrotamento de doentes, deve-se eleger quem fica dentro e quem sai para o livre convivio com os demais?
    Nao devemos encarar o fato como acidental. Nossos olhos devem estar abertos para uma serie de fatos que desencadearam essa horrenda chacina.
    Continuo orando por essas pequeninas almas vitimadas. E como disse Bruno, esse espirito endurecido do assassino ira ainda pedregulhar por caminhos tortuosos, para que possa um dia se render a luz da misericordia divina.
    Um beijo,
    Luiza

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, se nada for mudado infelizmente é apenas o 1°. É preciso agir e não condenar uma unica pessoa, só porque foi o centro do acontecimento por trás dele há muitos outros culpados que vem errando a muito tempo.

    Oremos sim pelas vidas perdidas, todas essas crianças infelizmente tiveram esse fim trágico e aquela que terão que se regenerar dessa confusão emocional que vivem.. O que me resta é a fé e a esperança mesmo ingênua de que não aconteça de novo. E como vocês mesmo disseram: "esse espírito irá ainda pedregulhar por caminhos tortuosos, para que possa um dia se render a luz da misericórdia divina"

    Já há pessoas demais julgando pelo papel de Deus, não quero fazer o mesmo, ele pagará por aquilo que fez tenho certeza disso...

    ResponderExcluir
  4. UAU! concordo com vc!
    só pelo fato dele ter sigo um ex-aluno, isso nao justifica que nao poderiam ter revistado ele, aliás, deveriam melhorar a segurança nas escolas!
    verdade, cade o planejamento de tratamento psicologicos?!

    ResponderExcluir
  5. aa esqeci de dizer, estou seguindo!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito emocionada com o caso!As escolas não têm á mínimas segurança.

    Sabe quando eu vi a reportagem, na minha mente eu não conseguia formatar imaginar sei la! Estou até hoje tentando entender o que passou na cabeça desse rapaz, e porque ele fez isso.


    Aquela escola nunca mais será a mesma=(
    Devemos pedi á Deus que confortem essas famílias que perderam seus maiores tesouros =(

    Eu imagino aquelas mães que perderam seus filhos na flor da idade é isso é muito ruim.




    Aquelas crianças não tinham nada á ver com seus problemas.
    o que mais me intriga é saber que mesmo sendo frio em matar aquela inocentes crianças. "amava os animais ao mesmo tempo"
    como ele diz na tal carta.

    Mais isso não quer dizer que Le era um animal, por mais que ele tivesse rancor de alguma coisa mais era apenas uma pessoa que fez péssimas escolhas.
    ele não tinha o direito para matar ninguém!
    Concordo com vc a religião estragas as pessoas!
    é acho que visão dele de Deus estava equivocada!

    Não adianta um servo de Deus perdi perdão pelos pecados dele, isso tinha que vim dele! o desejo de se arrepender diante de Deus,
    o que mostra que a religião estraga mesmo as pessoas ensinando coisa erradas e estragando pessoas,
    Pelo que eu entendi, Ele era uma pessoa inconformada com as atitudes da sociedade, ta isso é um fato, mais ele fez uma escolha errada. Não é assim que mostramos ao mundo que as pessoas estão indo para caminhos ruins. =(


    o mais triste é ver como ele morreu sem honrra nenhuma , é horrível ver alguém matando a própria vida. se ele viu que aquilo era errado eu tenho certeza de que ele sabia bem disso, se ele tivesse vivo agora ele poderia se arrepender desse erro. e eu tenho certeza que JESUS o perdoaria pois é promessa !JESUS disse que se confessarmos nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar! é promessa mais tem que ser feito em vida, e ele escolheu um caminho sem volta. Ele decidiu perde a oportunidade de conhecer o prazer de ser justificado e aceito por Jesus =(. isso é serio não é brincadeira!

    Teríamos um lindo testemunho de alguém que foi purificado pelo Senhor Jesus!
    Eu sei bem do que estou falando, pois um dia eu errei também e foi bem sério não tenho nem coragem de falar é vergonhoso demais o meu feito!
    Mais eu tive a oportunidade de reconhecer meu erro e ter graça do perdão de Deus!
    Aceitar Jesus como meu UNICO e SUFICIENTE SALVADOR foi á melhor decisão da minha vida!
    Não me arrependo de segui-lo Jesus NÃO É RELIGIÃO hoje eu sei disso!

    Como cristã eu não queria que isso tivesse acontecido!estou muito trite , não sinto odio dele mais sim tristeza pela sua vida erá apenas uma ser Humano com erros e fálias.

    se talves parace-mos julgars os outros e nos preocupase-mos nem se quer um centímetro com a pessoa que não anda bem, teríamos interrompido essa horrível tragédia, Preferimos ri ou comentar que o sujeito era esquisito!ao invez de ajuda-lo a enteder o caminho certo! e eu sei que eu erro nessa parte também. talvez hoje teriamos um homem bom e honesto, e um sorriso daquelas crianças (que faleceram) todos os dias! crescendo e desfrutando do melhor da vida!
    hoje já não temos mais isso.

    Fica ai uma lição de vida para mim e para todos nós!

    ResponderExcluir
  7. vou reproduzir meu o post do meu blog sobre isso aqui!
    pois concordo com vc..

    O ser humano é naturalmente mau!

    Eu não queria falar sobre o ocorrido de ontem em Realengo no Rio de Janeiro, embora eu esteja profundamente chocada e triste com tal ato de crueldade, mas de tanto ouvir rótulos de mocinhos e vilões resolvi me pronunciar , pode ser que muitos não concordem comigo, mas falarei assim mesmo. Na minha opinião a culpa não é somente de quem efetuou os disparos, não é estória em quadrinhos é vida real, há várias partes envolvidas nisso. Penso que o ser humano é naturalmente mau, você pode ate espantar-se com o que acabo de dizer mas tenho argumentos. já reparou como as crianças podem ser más umas com as outras? Nunca gostam de emprestar seus brinquedos, e sempre dizem ( é meu !) ( me dá! ), batem umas nas outras e tantas outras atitudes...porque será? Com quem aprenderam agir assim?. Já nascem egoístas e ate certo ponto um pouco malvadas (uma maudade inocente e sem intenção mas não deixar de ser um ato mau). Na minha leiga opinião acredito ate que provem-me o contrário que a educação e a correção dos pais é um grande diferencial, assim como os bons exemplos das pessoas que os cercam. É claro que existem os distúrbios mentais e também pessoas com desvio de caráter e personalidade apesar de uma boa educação, todavia isso não retira a parcela de culpa da sociedade que pode ter falhando nesse caso, de onde vem a falha? Não sei... Dos pais? Professores? Religiosos mal intencionados? Amigos? Parentes? Maus exemplos que veiculam na mídia? Sinceramente não sei, mas com certeza houve uma falha ou talvez muitas. Não me entendam mal, não tenho a pretensão de afirmar que o ambiente molda o ser humano, mas resaltar que ele interfere..

    Ser bom é um exercício diário e não algo natural. Quem nunca sentiu-se tentando a fazer uma maldade ou cometer um pequeno crime enquanto ninguém estivesse olhando, mas não o fez por princípios ?

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você. Porem acrescento que o ser humano nasce com instintos não naturalmente maus, e com a influência da sociedade, um educação ruim, entre outro podem vim a tornar-se maus.

    A questão do nascer egoísta, é um coisa natural se vermos como ponto de vista biológico, não só a parte de que o homem origina-se de primatas com instintos... mas eu diria até mais recente, quando estamos nos ventres de nossas mães, temos um espaço só nosso, um alimento só nosso, um conforto só nosso.. saímos de lá e temos uma mãe e um pai só nosso, que nos presta assistência sempre que precisamos... Ai chega um momento em que temos que aprender a conviver com outros, acreditamos ou forjamos que esses indivíduos são intrusos e ameaçam a nossa vida.

    É assim que somos, dai crescemos e se não formos educados da maneira certa seremos egoístas para sempre.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  9. concordo com você sobre esta questão do egoísmo, mas continuo achando que a natureza do homem tende mais para o mau do que para o bem..Ser correto, bom e justo exige muito mais esforço do que simples ato de maldade..

    um grande beijo..
    discutir pontos de vista eh sempre muito bom..
    voltarei sempre..


    http://papiando-adoiddao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. É sim, sempre bom!
    Concordo com você em certos pontos, a questão do homem ir mais para o mau que para o bem.. é verdade.
    Acredito que homem passa a ser bom quando se afasta dos instintos carnais, qualquer ele que seja.. ou seja ai ele evolui e torna-se bom.

    Porem a parte de ser ruim é mais fácil , também concordo.. já que estamos em um meio perverso a perversidade é mais fácil de praticar do que a caridade.
    Mas se já temos um grau evolutivo maior e nos afastamos mais dos instintos carnais como eu comentei mais acima, ser uma pessoa ruim é tão complicado quanto para uma pessoa ruim e vinculadas a perversidades e egoísmo é para tornar-se bom.. Já que não é uma prática normal para ele.

    Agora concordo com você, porque encontrar pessoas evoluídas é tão difícil!.. Beijos
    Brigada por comentaar!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e antes de tudo sejam bem vindos! *-*
Sintam-se a vontade para deixar opiniões, críticas...
Afinal esse Blog é para vocês;
- Seu comentário é muito importante, só assim saberei no que melhorar.
Beijos para todos ;*