segunda-feira, 25 de abril de 2011

A responsabilidade de uma vida;

Incrível como as pessoas não possuem o mínimo de compaixão possível, sinceramente não sei aonde o mundo vai parar, quer dizer não vai.
Eu fico verdadeiramente a me perguntar: 'Isto são mães?' Porque eu tenho uma visão, uma imagem completamente diferente do que ando vendo em noticiários por ai. Um caso que me abalou muito foi o de um garoto de 15 anos, Felipe  que em sua própria casa morreu de fome e trancado pela própria mãe. Ele e a irmã eram espancados e privados das necessidades básicas como alimento e água, é uma monstruosidade desconheço outra palavra para descrever tal atitude. O pai do menino lutou por sua guarda durante 4 anos, vendo a situação crítica em que o filho vivia o genitor se encontrava de mãos atadas perante a justiça. Sabemos bem que a burocracia e o sistema judiciário do país não são dos melhores, no papel sim é impecável, mas na prática somos testemunhas das falhas em fatos diários que ocorrem e nem tão distantes dos nossos olhos.

É uma história muito triste e infelizmente não é a única. Uma recém nascida foi abandonada na lata do lixo, um coletador achou a criança que por pouco não teve a vida cessada pela pessoa que deveria protegê-la, a mãe foi presa e a justiça ainda não sabe se a criança voltará para os braços de sua própria assassina, a mãe. 'Não é por nada, mas numa situação dessa, nem deveria existir essa hipótese.'

Reconheço que nosso país é novo, que nossa constituição houve poucas mudanças desde a primeira e que estamos tentando progredir juridicamente, mas há casos que devem ser revisto o mais rápido possível desde o primeiro acontecimento e não depois de virar atitudes rotineiras. 
É normal acharmos que os homens são incapazes de criar filhos sozinhos, 'não que eu concorde', mas é uma visão machista já que fomos criados em uma sociedade com essa definição, muitas vezes acreditamos que os pais não amam os filhos como as mães. De forma errônea é assim que vemos as coisas, essa tese começa a cair, pois não há medidor de amor é impossível saber se um pai ama menos seus filhos do que a mãe ou do contrário que não sejam por ações como nos casos acima. Temos que abandonar conceitos preconceituosos, quer dizer que o papel masculino tem importância apenas no momento da fecundação? Não é bem assim, para que uma criança cresça em um ambiente saudável é preciso à imagem de ambos os genitores e não apenas de um, a mãe.

Dessa forma a justiça assim como toda a população precisa abolir certas concepções antigas, com ideias machistas e preconceituosas, um pai pode sim criar um filho tão bem quanto uma mãe. Não se pode julgar a responsabilidade de uma vida apenas pelo sexo de quem a tem; "um filho não é um brinquedo, nem uma posse... É uma vida." Vamos abrir a mente para novos horizontes, pois mesmo em tempos tão modernos continua-se com atitudes tão antepassadas.

12 comentários:

  1. Gostei do texto..
    É com muito pesar que digo o que acho que você também já sabe : A tendência é piorar!!
    O problema nem está na constituição, pois é considerada uma das melhores do mundo, o problema está em se fazer cumprir a lei..
    Mas acredito ainda que o maior problemas esteja na educação, na falta de Deus, não digo falta de religião, mas falta de tudo que Ele nos ensinou, falta das “ dicas” que Ele nos deu de boa convivência, de amor ao próximo, de bondade e de retidão..

    abraços...
    obrigada pelas visitinhas..

    ResponderExcluir
  2. desde que vi a noticia sobre o garoto Filipe, fiquei muito mal,inconformada com o sofrimento que essa pobre criança passou.Não sei como pode a própria mãe fazer isso.. Não consigo entender..

    ResponderExcluir
  3. fico muito triste em saber que realmente estamos em uma sociedade que as vezes em meio tanta tecnologia e crescimento. as pessoa parecen não ter crecido tbm.
    concordo com a PapoBacana a falta de Deus em nossos coraçoe faz com que façamos as coisas mais terriveis do mundo! a sociedade infelizmente esta cega!

    ResponderExcluir
  4. Pois bem, garota metódica.
    Você sabe o que falta nessas pessoas?
    EDUCAÇÃO!

    E não falo da educação puramente acadêmica, pois os médicos nazistas, que fizeram experiências terríveis com os judeus durante a 2ª Guerra Mundial, eram portadores de honoríficos títulos nas universidades européias.
    Mas me refiro, como disse Allan Kardec, à educação MORAL, que ensina ao homem os conceitos do bem viver na sociedade, de bom comportamento, de atitudes éticas, do respeito aos direitos dos outros e tudo mais o que é correspondente.

    E tudo isso leva, pouco a pouco, a ter Deus no coração, como as meninas falaram acima.
    Menos religiosismo, e mais Deus puro na vida das pessoas.

    E quanto ao pai ser um excelente educador, não duvido disso realmente.
    Afinal o homem não é um simples provedor de gametas, muito embora muitos deles ainda se comportem dessa maneira, lamentavelmente.
    Mas o homem pode prover uma educação tão eficiente quanto a mãe, especialmente através do exemplo.

    Pois, como já diz a famosa frase: "A palavra convence, o exemplo arrasta."

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com Bruno, quem é a pessoa que em plena consciencia de seus atos coloca uma criança no lixo?Mau educados eles
    bjos fofa *-*

    ResponderExcluir
  6. Poiis é concordo com todos em seus comentário. Falta sim Deus e amor no coração que não deixa de ser coisas complementares, mas temos que fazer nossa parte se cada pessoa mudar a sociedade mudará :/

    fica o voto de confiança para o futuro. Obrigada gente por comentaar *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari...
    Demorei para responder,mas cheguei,rs. Obrigada pelo selo,viu ?
    Pois é, infelizmente a gente tem sempre que deparar com noticías iguais a essa...quem joga uma criança no lixo, não deve ter nem um pingo de compaixão...aliás, nem deve ser considerado humano.

    Tenha uma ótima semana...beijosss!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu amei seu blog, cheios de pensamentos que nos fazem refletir...
    Muito fofo! =)
    Já to seguindo já! :)
    Me segue?
    www.dicasteens.blogspot.com

    Bjãão migah!

    ResponderExcluir
  9. Fico imaginando como pode?!... Como que umas criaturas desta (que acho que deve ser chamadas de mães) conseguem dormir tranquilamente, afinal, isto é uma crueldade sem tamanho, ainda mais que as suas crianças têm o sangue delas.

    Abraços Apimentados, Cápsula de Pimenta
    http://capsuladepimenta.blogspost.com

    ResponderExcluir
  10. Oiieeee

    ainnnnnnn o mundo ta virando de cabeça p/ baixoo...

    to seguindo me segue tbm??

    Bjosss~***

    Nah =^.^=
    www.vaidadesutil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oii *-* Obrigada pela visita e pelos comentários !
    Estou seguiindo toodos . Desculpem a demora de responder e comentar de volta é que minha net ta com problema :/

    Beeijos

    ResponderExcluir
  12. oii :)
    obrigado por me segui e me visitar
    retribuindo a visita e seguindo você .
    Quando puder passa no meu blog , post novo láaa
    Beeeijos
    http://osilencioqueprocede.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e antes de tudo sejam bem vindos! *-*
Sintam-se a vontade para deixar opiniões, críticas...
Afinal esse Blog é para vocês;
- Seu comentário é muito importante, só assim saberei no que melhorar.
Beijos para todos ;*