terça-feira, 26 de julho de 2011

A rotina que marca

A Rotina tão maldita na boca do ser humano, crucificada por ser a motivadora do desanimo diário de cada homem. Será ela a terrível vilã da história? O homem morre e nasce constantemente, se levarmos em cota que cada transformação que passamos e que somos obrigados a largar tudo e escolher outra forma de viver é, de certa forma, um novo nascer e morrer.
Tanto quanto a mudança a rotina trás medo e insegurança, pois nada mais é que viver ou sobreviver a partir da sua própria escolha. Se essa escolha não for das melhores, a rotina com certeza lhe fará enlouquecer. 

Esquecemos, porém, que a grande responsável por prender uns aos outros por laços emocionais nada mais é que a ‘rotina’, podemos sim sentir falta de algo que aconteceu de diferente dos nossos dias, no entanto as pessoas presentes não marcam tanto sua história quanto as que convivem um dia após o outro ao seu lado.

A rotina nos faz acostumar com a presença do outro, perceber uma dependência natural que temos em viver, constantemente, rodeados por outras pessoas. A saudade é o sinônimo da falta da rotina, só sentimos falta daquilo que estamos acostumados a ter. Ela faz alicerçar relacionamentos e envolve todos a sua volta tendo a capacidade de ensiná-los a amar uns aos outros.

As repetições diárias de momentos, frases, conversas por muitas vezes nos traz segurança que quando quebrada torna-se muito complicado recomeçar, criar uma nova rotina, esse é um dos maiores traumas causados por decepções e rompimentos. É a dor de um dia após a rotina, a falta que faz uma pessoa e a magoa que ela causou, é não querer aquilo que já acostumamos, é o medo do incerto: “O que será amanhã?”
Enquanto há homens fixos e de costumes sociais, há aqueles que necessitam aventurar-se ao novo, descobrir lugares, pessoas. Sem que seja necessário um apego ou ligação a essas novidades, por motivos desconhecidos. Talvez seja uma ânsia constante do novo, ou medo de se apegar ou sentir-se dependente d’outro.

A voz, o toque, a música, o costume são marcas registradas da rotina. O ser humano desde os tempos primários escolhem viver juntos por se sentirem seguros, habituando-se a dependência entre si e envolvendo-se sentimentalmente. Eis o grande triunfo da rotina, o amor ao próximo. 

11 comentários:

  1. Eu gosto de ter uma rotina.
    Na verdade, a rotina me deixa disciplinado, no que tenho que fazer.
    Eu mesmo possuo algumas rotinas saudáveis, de coisas que gosto de executar.
    O problema é quando essa rotina começa a minar certas coisas, especialmente nos relacionamentos.
    A mesma coisa todo dia cansa, desestimula...
    Apesar de não podermos nos libertar de determinadas coisas que obrigatoriamente temos que fazer diariamente, sempre bom fazer coisas novas, ir a lugares novos, restaurantes novos, ver novas paisagens...
    É como se um gás novo viesse revigorar.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari,
    Lindo o texto como sempre, né? Vou te falar que pra muitas pessoas a rotina é muito importante .. pra mim tem preazo de validade de 1 ou no máximo 2 anos.. não tenho paciência!!! Adoro suas visitas lá no blog! =)

    www.keeponfashion.blogspot.com

    =*

    ResponderExcluir
  3. Para falar a verdade eu amo a rotina. Eu sou muito rotineira, vou nos mesmos lugares, como as mesmas coisas.. Acho que me da segurança. Lógico que há momentos que é preciso algo novo, mas devo admitir o novo me assusta.
    HAUSHAUSH

    beijoos ;* obrigada por comentar lindos !

    ResponderExcluir
  4. Rotina é algo que temos sempre que lidar.
    fato. Rsrs

    O seu blog é um dos mais originais que já vi. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. O que eu mais sinto falta é da minha rotina de core-corre..As vezes eu pensava que eu não aguentava mais, que queria descansar e tals..Mas hoje em dia vejo o qunato a roina é importante..

    abraços querida..

    ResponderExcluir
  6. Dependendo da rotina.... é sempre bom ter uma!! Eu também sou do tipo que frequento os mesmos lugares, com os mesmos amigos...costumo fazer sempre a mesma coisa,e acho que mudança de vez em quando é bom né? rsss...e estou precisando MUITO disso...

    Beijinhossss

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela visita
    BEijos *-*
    want-to-go-to-there.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. A rotina somente é boa se for uma rotina voltada para o bem de si mesmo e dos outros.

    Uma rotina se torna cansativa a partir do momento que ela não lhe traz mais nada de útil.

    Eu sempre simpatizei com a rotina mas ultimamente estou experimentando cada vez mais coisas novas. Não estou me referindo a novas parceiras, novas festas e etc. Mas estou conhecendo novos lugares, novas pessoas, buscando aprender outras coisas... etc.

    Uma boa maneira de mudar a rotina é viajar! rs

    Não devemos ter medo do desconhecido, mas isso não quer dizer que devemos se jogar nele, como quem dá um tiro no escuro. Devemos nos preparar antes de qualquer coisa nova, mas buscar realizá-la.. ;D

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Para falar a verdade eu até gosto da rotina, costumo ir nos memsmos lugares, e sair com as mesmas pessoas (quando eu saiu, algo raro) claro que as vezes eu fico pensando "poxa, poderia estar fazendo algo diferente agora" Mas, na maioria das vezes, nossos atos, e obrigações vira uma rotina. Enfim, Beijos, e gostei muito do texto. Como sempre, você escrevendo muito bem! *-*

    ResponderExcluir
  10. Ai eu adoro rotina ir nos lugares prediletos, com pessoas que adoramos, enfim a rotina traz "estabilidade" muitas vezes já sabemos o tempo que vamos gastar etc...
    Novidade logo no começo tem diversos desconfortos, mudança assusta muito é uma sensação estranha hehhe
    Lindo o texto.
    Estava com saudades daqui... rs
    beijo

    ResponderExcluir
  11. oie tudo bem ?
    passei aqui , para fazer aquela visita , amei o post :D ;
    novo post no meu blog !
    http://www.osilencioqueprocede.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e antes de tudo sejam bem vindos! *-*
Sintam-se a vontade para deixar opiniões, críticas...
Afinal esse Blog é para vocês;
- Seu comentário é muito importante, só assim saberei no que melhorar.
Beijos para todos ;*