sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sou NORDESTINO e daí?

Em uma ‘terra’ única e uniforme, reinava somente ‘um povo’ e por mais que houvesse luta de poder e território a conquistar não havia predominâncias, pois percorria por essa terra características únicas e próprias de ‘um povo’, que desconheciam certos hábitos sociais. E tudo começou quando se descobriu essa ‘terra’ observando nela vantagens inenarráveis, assim vieram os portugueses, colonizaram e tentaram escravizar os índios que aqui viviam, claramente foi uma tentativa frustrada, trouxeram então escravos da África. Homens e mulheres acostumados ao trabalho e uma vida social, logo após vieram imigrantes de diversas partes do mundo. Assim surgiu o ‘nosso Brasil’.

A partir de convivências de diferentes culturas e etnias o país se tornou o resultado dessa mistura sociocultural, o Brasil geograficamente ‘avantajado’ resultou em predominâncias de miscigenações em diferentes áreas do país, gerando diferenças físicas e culturais em cada região brasileira. Como em qualquer parte do mundo, surgiu então o preconceito e a dificuldade de aceitar as diferenças.

Taxados, ridicularizados e perseguidos foram, em maioria, os nordestinos por todas as outras regiões do país. O nordeste, marcado por seu clima seco e de difícil plantio para o consumo, e moradores obrigados a migrar para regiões mais desenvolvidas em busca de melhores condições de vida. Gerando um aumento na população e uma intolerância dos naturais da região que por sua vez demonstram sua insatisfação e preconceito: difamando, agredindo tanto verbalmente quanto fisicamente os nordestinos.

Seria esse preconceito apenas por levar em conta diferenças culturais ou físicas? Se o Nordeste fosse uma região de destaque em desenvolvimento econômico, onde as pessoas tivessem um poder aquisitivo maior e melhores condições de vida, será que mesmo assim sofreriam esse tipo de preconceito? Em uma sociedade capitalista em que pessoas são o que tem os desprovidos de capital são, de certa forma, excluídos socialmente.

Todo Brasileiro tem em sua raiz a mistura, é essa a nossa identidade. A miscigenação que levou o povo brasileiro aos seus encantos que em cada canto possui sua história, seu ritmo e seu jeito, a mistura de tantos povos fez surgir o povo diferente por suas diferenças. Ser brasileiro é aceitar um Brasil de todos, pois nada mais é que todos formando um só país.

11 comentários:

  1. Muito bom seu texto mari..
    perfeito..outro dia eu estava pensando nisso..pensando no quanto a difrença foi motivo de guerra e preconceito...Hitller queria formar uma raça ariana e por isso achava que poderia matar qualquer um que dessa raça não fosse.. Na guerra fria duas grandes potencias investiam pesado em armamento com o objetivo de intimidar o outro. "isso por causa de uma difrença de regime estatal." O coliseu feito por Tito para mostrar seu poder e divertir seus súditos..Os romanos se achavam no direito de fazer com que os escravos ( por ele denominado assim) lutassem até a morte, para que um deles conseguisse a liberdade..

    A civilação e a história humano deixou rastros de sangue por todo passado..e posso afirmar que a maioria foi por causa dessa tal diferença..seja religiosa, finaceira ou social..

    abraços..

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, tudo bem ??
    adorei seu texto e eu acho que o preconceito vem da discriminiação social mesmo.. e ambos se complementam, é uma bola de neve mesmo =/ Como a região não pe bem sucedida e dependente do governo federal há um preconceito de todos..

    www.keeponfashion.blogspot.com (tem um post fofo sobre branco =)

    =*

    ResponderExcluir
  3. É verdade Jel infelizmente o homem continua com pensamentos atrasados :S

    Carol é isso que eu me pergunto, porque nunca vi ninguém discriminando um morador do 'SUL', como nunca vi alguém ridicularizar alguém de Santa Catarina, por exemplo.
    Não digo as piadas típicas que isso toda região tem. Mas a questão do olhar torto, de incomodar-se com a presença, de arrancar dessas pessoas oportunidades só pelo fato de serem Nordestinas.

    É um caso a se pensar. :S

    ResponderExcluir
  4. Não entndo porque esse preconceito!
    As pessoas tem o que na cabeça pra falar piadas sobre nordestinos?
    O pior é que aqui em sampa tem muito disso.
    Mais sabe acho que os Nordestino são pessoas incriveis, bataladoras que dia a apos dia tentam vence esse preconceito...
    ótimo texto Mari.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Meus pais nasceram na Bahia,mas eu nasci no RJ, mas como já mora aqui na Bahia desde os 12 anos, me considero uma baiana, e sempre defendo o Nordeste!!
    Ser nordestino é sinônimo de luta e garra, sem contar que possuem muitas riquezas e uma sabedoria popular grande e única!!!

    'Sou um ser abençoado,
    pela dádiva divina,
    minha origem nordestina
    sempre tenho conservado;
    eu nasci e fui criado
    no sol quente abrasador,
    foi no meu interior
    que comecei a crescer.
    Eu tenho orgulho de ser
    nordestino, sim senhor.'



    Eu tenho orgulho de ser nordestino, sim senhor!!

    ResponderExcluir
  6. Essa Brasilzão é grande em tamanho físico, mas em mentalidade tem muito ainda o que crescer.
    Sigamos em frente...

    ResponderExcluir
  7. Essas discussões são tão pueris e fúteis, que nem vou gastar meus neurônios organizando argumentos para rebater (risos)

    Mas como a lei de causa e efeito é inexorável, eu adoraria ver essas pessoas reencarnando no sertão de algum estado do nordeste, para vivenciar o esforço diário do povo de lá para viver de forma digna.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. tá aí uma verdade triste, mas você está de parabéns pelo seublo, gostei muito, seguindo. Beijos

    se puder visita o meu tb:danielabarttel.blogspot.com
    quiser segue ú.u; rs

    ResponderExcluir
  9. Opa!Orgulho de ser nordestino.
    beijos, adorei o post.

    ResponderExcluir
  10. Sou nordestina e amo minha terra, sinto um orgulho tão grande de ser parte desse povo forte que tem a arte de lutar com dignidade pela sobrevivência em uma terra que as vezes se mostra hostil.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e antes de tudo sejam bem vindos! *-*
Sintam-se a vontade para deixar opiniões, críticas...
Afinal esse Blog é para vocês;
- Seu comentário é muito importante, só assim saberei no que melhorar.
Beijos para todos ;*