quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Respeito é bom e eles também gostam!

“Respeitar para ter respeito!” Acho que praticamente todos já ouviram frase desse tipo por ai, porém é fácil reivindicar respeito e seus direitos quando se é humano. Se você grita outras pessoas podem te ouvir, se você faz revolta com certeza terá a atenção alguém, se você briga, violenta ou mata outra pessoa por legitima defesa a sociedade te acolhe.

E se rompem o limite do respeito, infligem seus direitos, abusam da sua ingenuidade, te maltratam, exploram e praticam, com você, as mais diversas crueldades e simplesmente será despercebido. Sua vida não está em suas mãos, senti-se sozinho no mundo, sem quem possa te ajudar, nem você pode se ajudar, o que fazer quando as palavras não saem, ou as pessoas não te escutam? O que fazer quando não te olham? Quando te julgam sem entenderem a sua situação? Quando te recriminam por está se defendendo? Quando nem mesmo você sabe o que é seu por direito? Quando todos te deixam de lado e a única coisa que você quer é o mínimo de dignidade? Quando se aproximam de você, e de forma ingênua a esperança de que irão te acolher, porém não tão tarde perceberá que não pode confiar em ninguém, pois te agridem, te machucam, o fazem sentir medo? O que fazer quando violentamente for assassinado ou vitima de atrocidades?

Nada, não pode fazer nada, a impotência e dependência fazem o que animais sejam dolorosamente vitimas de quem tem por obrigação cuidar, proteger, acolher. Porque se nós humanos não tivéssemos domesticado-os, tirando-os de seus habitats, se não o destruindo. Não seriam tão dependentes de nós, infelizmente o ser humano é egoísta, enquanto criar animais para o seu lucro e diversão, domesticá-los não seria problema algum, porém animais após corresponderem ou não com as expectativa do seu dono não podem simplesmente serem descartados, eles são seres vivos e não objetos de consumo.
Maltratar animais é Crime, porém você racional sabe disso, eles não. Use sua racionalidade para algo que o diferencie e não para torná-lo inferior aos animais irracionais.

Este cão foi cruelmente enterrado vivo em um buraco de 1,5 m de profundidade, e resgatado por uma equipe de proteção aos animais. Segundo testemunhas, o animal foi enterrado por dois guardas do local de uma escola, na Cidade do Cabo, na África do Sul. Apenas pelo motivo de está latindo e ‘atrapalhando’ a aula.” – Seria o cumulo enterrar uma pessoa viva, porque ela está falando alto e ‘atrapalhando’ a aula em uma escola? Seria, e porque não um cachorro que simplesmente late, porque ele não sabe falar? Com certeza pessoas que fazem esse tipo de coisa é um irracional, igualando-se ou tornando-se ainda pior que muitos outros animais. “Pense nisso!” 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

VAGALUMES


Anoiteceu lua minguante
Vagalumes cintilam luzes inconstantes
No escuro da noite são meros coadjuvantes
De sentidos contidos ou errantes
Se poucos ou abundantes
Tornam-se atuantes ou irrelevantes
Traçam caminhos leves e faiscantes
Dentro deles, saltitante
Esta um destino brilhante
Levando consigo a beleza estonteante 
De percorrer escuros delirantes
Sem temer qualquer coisa inconstante
Fazem a alegria dos amantes.

(Mariane Magno/André Miranda)

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Mulheres interesseiras e Homens safados?

Essa sempre foi uma discussão comum, e por onde caminhemos iremos encontrar alguém falando sobre isso, a verdade é que homens e mulheres são diferentes e por mais que lutem pela igualdade nunca serão iguais apenas terão os mesmos espaços sociais. Mulheres são interesseiras e Homens safados?
Temos a terrível mania de generalizar tudo, a sociedade taxou os grupos dessa forma. Porém isso tem um sentido muito maior que se imagina. Em todo reino animal a fêmea representa a vida e os cuidados maternos, como em toda organização é necessária a proteção e a segurança que é representada pelo macho. Sem fugir muito desse parâmetro podemos identificar a causa de acharmos que ‘mulheres’ são interesseiras.

Assim como no reino animal, a mulher busca um parceiro ALFA, que lhe dê a segurança necessária para ter seus descendentes, o macho ALFA no mundo animal é o se sobressai aos outros, o que possui poderes, o mais forte, por assim dizer, o homem que se encaixa nessas qualidades, hoje, não é o forte fisicamente, mas o financeiramente que numa sociedade capitalista é o que possui mais poderes, o que se sobressai  aos outros e o que pode dar segurança as mulheres e consequentemente aos descendentes.

Assim como as mulheres são taxadas de interesseiras, homens são ditos ‘safados’, por terem interesses físicos, de forma delicada: “Eles prestam mais atenção nas formas geométricas das mulheres.” Isso também tem haver com os instintos animais. Como todo macho do reino animal, o homem é responsável por espalhar suas ‘características’ com êxito para seus descendentes, dessa forma, os machos escolhem fêmeas bem atribuídas geneticamente, que aparentam ser mais saudáveis, para que assim seus descendentes sejam mais completos, perfeitos, saudáveis e que seus ‘genes ‘ sejam bem aproveitados passando de geração por geração como machos bem sucedidos.

De tal forma que ainda assim homens sentem atração por mulheres mais avantajadas e ‘aparentemente’ saudáveis, ou seja ‘as gostosanas’.  Da mesma forma mulheres sentem atração por homens bem sucedidos. Todas as marcas masculinas e femininas devem ser vistas de outras formas, além de buscar uma compreensão para que sejam vistas racionalmente e que as brincadeiras com essas diferenças sejam saudáveis e não constrangedoras. Pois essas diferenças são responsáveis por completarem entre si os sexos a partir da convivência.
“- Lembrando que há sempre exceções!”