segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Não se iluda

É incrível a nossa capacidade de criar ilusões sobre absolutamente tudo, para nós meros mortais parece impossível enxergar a vida como ela realmente é, então preferimos fantasiar e colorir tudo ao nosso redor bloqueando o que pode vim a destruir essa linda e maravilhosa fantasia. Quem nunca fez isso? Todos nós temos o triste hábito de tentar  esconder ou ignorar a vida do jeito que ela é, ou seja achamos melhor cobrir os verdadeiros acontecimentos e substitui-los pelo que queríamos que acontecesse.
O maior problema de ser vitima dessa farsa é que um dia acaba, um dia as peças da vida nos obriga a bater de cara com ela e se não estamos prontos, se não nos achamos capazes o suficiente para isso... perdemos totalmente o ânimo de seguir em frente, a esperança morre e a fé na vida acaba seremos então condenados a viver mortos por dentro, sonhos e objetivos perdem o vigor de se tornarem realidades então como viver sem acreditar que no final tudo vai dar certo? Não vive, você apenas órbita na terra e com o sentimento de incapacidade, passando a tentar destruir os sonhos de outras pessoas, já que você não conseguiu por que outra pessoa iria conseguir?
A ilusão por muitos momentos nos faz sorrir, nos faz achar que tudo é perfeito,porém sempre chega a desilusão. Toda ilusão terá uma desilusão ai tudo deixa de ser lindo e passa a ser terrível, a pior das coisas, o sofrimento dobra, triplica e para muitos as vezes se torna até insuportável. Temos que entender que a verdade nua e crua doí, mas nada melhor que conhece-la ao invés de enganar-se diante da vida.
Nada permanece igual para sempre a tendência da vida é a constante mudança, se nada é tão bom que não possa piorar, tenha certeza que nada é tão ruim que não possa melhorar; só você pode decidir que caminho levar. A ilusão de primeira pode ser a melhor coisa e a saída mais fácil para os tormentos da vida, mas de que vale se cedo ou tarde só nos trará sofrimento? Sonhar não é a mesma coisa de Iludir-se, sonhar é quando aparentemente ele é impossível, mas só você pode torna-lo realidade a partir do seu próprio esforço. Iludir-se é transformar o que é real em uma utopia.
- Sonhe e faça com que todos os seus sonhos se realize, mas jamais tente cobrir a verdade de si mesmo!

2 comentários:

  1. Olha como está ilusão no dicionário: "Engano dos sentidos ou do espírito que faz tomar a aparência pela realidade."

    A vida é difícil e assusta às vezes, o que faz muitas pessoas fugirem para ilusão.
    Como você falou, todos fazem isso. A mente tem áreas seletivas que filtram as situações mais difíceis das mais agradáveis, etc.

    O problema é quando essa fuga se faz constante, onde a pessoa, com medo das situações reais, foge para um mundo de fantasia onde tudo se realiza utopicamente e sem esforço.

    Eu mesmo tenho uma ilusão: eu sinceramente gostaria de não ter que me preocupar com coisas materiais e do corpo, para viver exclusivamente para o meu crescimento espiritual e a prática das boas ações.
    O problema é que, na atual conjuntura da Terra, isso é uma ilusão: afinal eu tenho que trabalhar, estudar e tentar encaixar as coisas de caráter espiritual no meio de todo o resto.

    O bom é que eu me auto-conheço o suficiente para admitir que isso é um mecanismo de fuga de uma realidade que me incomoda e que me faz recalcitrar contra Deus por ter me colocado nela (risos)

    Isso é algo que poderei fazer apenas quando me aposentar, o que falta muito tempo ainda!
    Dessa forma, o melhor é viver a vida conforme ela é, de modo a não se frustrar dolorosamente no futuro.
    Porque a ilusão é como uma miragem: você a observa de longe e parece real. Você a vive e coloca todas as suas expectativas naquilo.
    Todavia, quando você chega mais perto, você vê que ela não correspondia à realidade.

    E isso vale não apenas para coisas e situações, mas com pessoas e afetos também.

    Existe uma lista de ilusões que muitas vezes nos permitimos (não vou falar todas senão fica muito grande), mas uma das principais é achar que nós mudamos as pessoas.
    Isso é uma ilusão enorme!

    E quando a gente aconselha alguém e não há o efeito que esperávamos, a gente se irrita contra a pessoa ou tomamos uma ação de não nos considerarmos capazes para ajudar com êxito e eficiência.

    Naturalmente você pode orientar alguém, estimular, motivar...
    Mas ela só mudará quando e se ela quiser e se predispor a isso.
    Pois seria o mesmo de achar que você tomando um remédio por alguém, ela ficará boa de uma doença: é ela quem tem que tomar o medicamento.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Essa conduta, inclusive, é patologicamente enquadrada pela psicologia, levando o apelido de "Mundo de Sophia".
    Esse nome surgiu de uma enferma de nome Sophia que vivia num mundo criado por ela, cheio de ilusões.
    Não podemos nos deixar envolver por ilusões, sejam elas quais forem, sob pena de despertarmos completamente infelizes e frustrados quando nos deparamos com a realidade.
    Parabéns pela reflexão! Muito bela!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e antes de tudo sejam bem vindos! *-*
Sintam-se a vontade para deixar opiniões, críticas...
Afinal esse Blog é para vocês;
- Seu comentário é muito importante, só assim saberei no que melhorar.
Beijos para todos ;*