domingo, 12 de agosto de 2012

As Pessoas Fingem Demais


Sempre foi um papel difícil decifra as pessoas e, aparentemente, isso tem se tornado muito mais complicado é quase necessário se tornar um profissional para isso, quase um '007'. A vida tem girado cada vez mais em torno das redes sociais, o que tem suas vantagens: aproximação, “entre aspas”, melhor comunicação, desmoronamento das fronteiras físicas, abertura de possibilidades e novas oportunidades, entre outros. Porém é, incrivelmente, inacreditável como as pessoas são tão iguais nessas redes.

Somos iguais a todos, o sistema nos deixam iguais. Sabemos que o consumismo alterou nosso modo de representação social, a ideia da padronização nos tamanhos dos calçados e roupas, até na moda, nas normas de etiqueta, o ‘direito’ de todos, pois somos iguais perante a lei e tão desiguais perante a vida. Essa trajetória do sistema capitalista visa o homem com potencial de consumo, aderir à sociedade a um padrão facilita a proposta de mercado e aumenta o lucro, já que o lucro está diretamente relacionado à quantidade e ao tempo gasto para produzir. PRODUZIR COISAS ESSENCIALMENTE IGUAIS, PARA PESSOAS IGUAIS, é uma tacada de mestre, se gasta menos tempo e energia mental sem a necessidade exclusivista da grande massa populacional.

Fiz essa volta toda, por uma boa causa, pegando o ‘fio da meada’ fica mais fácil entender essa idealização da igualdade, não falo da igualdade polêmica, mas da igualdade de personalidades, de gostos, de comportamentos. É preciso agir igual, gostar igual, pensar igual para ser devidamente aceito, para se sentir incluído na vida social. Essa necessidade toma conta de todos nós, nos limita, nos prende ao padrão regido severamente por essa brutalidade chamada sociedade.

Por muitas vezes agir por si só causa medo e insegurança, fazer aquilo que lhe parece melhor quase nunca é aceito, surge então às máscaras. Escondemos-nos atrás das máscaras em busca de um refúgio, disfarçando a própria vida, se não é possível romper com nossas pulsões, desejos, escondê-los nos parecem mais digno, as redes sociais é um contemporâneo exemplo de fingimento da vida alheia. Nas redes sociais temos qualidade morais, odiamos exclusão, somos caridosos e não temos preconceito, amamos as pessoas como elas são.

E na vida real? Ai vem os discursos altamente preconceituosos, só interage com pessoas ‘teoricamente’ iguais e é totalmente intolerante a tudo que é diferente. Fingir aceitar as pessoas como elas realmente são, é fácil. Difícil mesmo é saber respeitar as diferenças sem fingir. 

5 comentários:

  1. Eu também estou passando por um momento assim, de indignação com as redes sociais, mais especificamente contra o Mural politicamente correto de muitos. O duro é a gente conhecer as pessoas e saber o quanto elas se vitimam escondendo-se atrás de frases feitas, ignorando que muitos sabem que na realidade ela está bem longe de ser perfeita. Virou padrão agir igual, como você cita em seu texto.
    Difícil é manter a coerência no meio de tanta gente que discursa igualdade sem um pingo de honestidade na opinião.
    Belo texto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, concordo plenamente!! É triste essa ilusão na vida das redes sociais... O pior que muitas vezes nos submetemos a isso e nem percebemos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a imagem! Tudo a ver com a nossa sociedade.
    Nas redes sociais as pessoas vivem postando frases de efeito, falando isso e aquilo que é correto, mas na vida real fazem tudo contrario ao que falam.

    ResponderExcluir
  4. oi linda estou te seguindo se der segue o meu ele e edgalodoido um abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Mariane,


    Tudo começa como algo revolucionário e sem percebermos aquilo vai se moldando ao sistema é como se houvesse uma autoproteção do sistema, tudo muda para ficar como esta. E pessoalmente acho inútil lutar contra isso, devemos investir nossa energia em direção à abertura de nossa consciência. Infelizmente não podemos ir morar em Plutão então como dizia o filosofo Henry David Thoureau “A opinião publica é uma tirana débil se comparada à opinião que temos de nós mesmos”. O verdadeiro rebelde não é o que explode o sistema, o verdadeiro rebelde é como um vírus entra no sistema e vai minando toda sua estrutura.

    Saudades,

    BJAUM.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e antes de tudo sejam bem vindos! *-*
Sintam-se a vontade para deixar opiniões, críticas...
Afinal esse Blog é para vocês;
- Seu comentário é muito importante, só assim saberei no que melhorar.
Beijos para todos ;*